quinta-feira, 9 de março de 2017

UMA NARRATIVA DA SALVAÇÃO (8)

“Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor, livra-me a alma” Salmo 116:3 e 4)
O RESULTADO ETERNO DESSA SALVAÇÃO: “volta, ó...”
        Examinemos os resultados dessa mais preciosa bênção alcançada por uma alma, e essa verdade transparece na frase: “Volta, ó minha alma ao teu sossego...!”. O principal efeito da paz com Deus é o descanso que a alma conquista mediante a justiça de Cristo. Sabemos o quanto o pecado corroeu tudo; o quanto o homem vive atirado nas trevas, desamparado, vivendo à luz daquilo que este mundo exibe perante seus olhos. Sabemos o quanto o mundo, a carne e o diabo são instrumentos que manipulam a alma, deixando-a atirada pelos ventos deste sistema enganador. Sem salvação a alma não tem sossego, habitando num corpo completamente envolvido em paixões, prazeres e vaidades. Milhares pensam que estão vivendo em sossego. Para o Faraó nos dias de Moisés, tudo era sossego, pois pensava que tinha o absoluto controle de tudo e que era o deus adorado e admirado pelos egípcios. Até que apareceram Moisés e Arão trazendo a mensagem de Deus. Foi assim que seu sossego evaporou-se como névoa, mostrando ser um pobre e miserável empurrado pelo seu próprio orgulho para o castigo merecido.
        A alma não tem sossego enquanto não for cativada e atraída pela graça. Para Judas o sossego nesta vida só poderia ser obtido com sucesso financeiro, mas quando conseguiu o que no engano do coração sempre almejava ter, eis que os terrores de sua alma venceram toda sua satisfação, mostrando o quanto nada tinha de alicerce e segurança aqui, mesmo com o poder financeiro em mãos. Milhares pensam que estão em paz; milhares acreditam que nada pode trazer abalo, mas basta que as aflições venham mexer com as funestas estruturas de suas vidas, então eis que tudo vem a desabar. Belsazar pensava assim e foi levado pelo engano que não havia qualquer poder acima dele, até que a sentença veio sem qualquer misericórdia que pudesse livrar-lhe dos terrores aqui e no inferno (Daniel 5).
        O que satanás tem feito neste mundo é usar toda artimanha e arapuca religiosa que puder, a fim de fazer as almas se sentirem em paz. Aliás, as religiões modernas têm obtido muito sucesso nisso, porque levam uma mensagem enganosa às almas. Podemos perceber que essa tem sido a função das mensagens pregadas até mesmo nos meios evangélicos, pois tais mensagens têm como meta aliviar os homens, fazendo com que eles sintam a calma e sossego aqui. Podemos encontrar neste mundo milhares de pessoas que vivem em paz consigo mesmo, e até admitem que estão bem com Deus, porque sentem uma calma interior. Como satanás é sutil! Mas a verdade é que a alma não tem paz enquanto voltar para Deus, o Deus da revelação bíblica. A própria mensagem do evangelho quando é pregada em sua pureza e glória é suficiente para arrancar essa “tenda do mal” armada pelo diabo. A mensagem santa vem como fogo para queimar toda essa montagem e assim tirar os homens desse perigo tão letal.
        Os homens precisam saber o quanto satanás é esperto em dopar as almas; o quanto satanás aparece como o anjo de luz, trazendo uma perigosa paz aos corações iludidos. Que o Senhor Deus, em sua misericórdia venha desmanchar a mentira, a fim de implantar a verdade nos corações iludidos! Para a mulher adúltera não havia paz em sua alma enquanto não se inclinou para o Príncipe da paz, a fim de receber seu perdão e ouvir sua ordem: “Vai-te em paz!”. Os homens não encontram paz porque frequentam uma igreja, porque têm uma bíblia, porque fizeram algo de bom para os outros. A alma anela justiça perfeita, anela conhecer a Deus, porque só nele a alma passa a conhecer o verdadeiro silêncio interior, resultante da paz com Deus mediante o poder purificador do sangue do Senhor e salvador Jesus Cristo.

Nenhum comentário: