sexta-feira, 22 de maio de 2015

O CONSTANTE CHAMADO (6)




“O Espírito e a noiva dizem: vem! Aquele que ouve diga: vem! Aquele que tem sede: venha e receba de graça a água da vida” (Apocalipse 22:17).
A NOIVA NA LIDERANÇA DO ESPÍRITO: “O Espírito e a noiva...”
        Caro leitor, minha esperança é que o verdadeiro ministério da igreja chegue à sua compreensão, que ela é a agência missionária de Deus na terra, sob a liderança do Espírito Santo. O próprio verso acima mostra que essa missão é contínua: “...vem...”. Ela não para enquanto aqui estiver; ela não tem outro ministério, sua mensagem é a mesma mensagem do Senhor aos pecadores: “vem”. Agora devemos checar biblicamente como é que a igreja faz isso.
        Primeiramente, a igreja faz isso continuamente mediante o poder da graça de Deus nela. A igreja é composta de homens e mulheres que vivem dia a dia experimentando a fraqueza e corrupção da carne. Mas é a graça de Deus que fortifica a igreja, a fim de que o testemunho do evangelho jamais cesse. Ela é a manifestação da compaixão de Deus na terra, porque os salvos são pessoas que foram achadas pela compaixão de Deus, por essa razão a igreja manifesta essa misericórdia em favor deste mundo combalido pelo pecado. A igreja não está no mundo para punir o mundo; não está no mundo para tentar mudar politicamente este sistema mundano. A igreja está no mundo para cercar a todos com essa atmosfera de um santo amor e de uma infinda compaixão por milhares que estão escravos e que logo cairão no abismo eterno.
        Notamos em Atos 13 que o Espírito Santo por meio da igreja de Antioquia chamou dali Saulo e Barnabé para a obra da pregação. Vemos que logo no início a igreja tinha grande influência sobre a sociedade, pois cada crente dava testemunho do que Deus havia feito e suas vidas eram de fato transformadas. Foi por meio da igreja e seu testemunho que Deus sacudiu o mundo daqueles dias. A igreja é constituída por vidas transformadas, mesmo que naqueles dias muitos criam, mas a fé de muitos não era verdadeira e genuína fé. Mas os verdadeiros crentes eram pessoas cheias do Espírito Santo e davam verdadeiro testemunho de uma fé inabalável e de uma disposição corajosa por seguir a Cristo e servi-Lo. Quando Saulo de Tarso se converteu, não demorou muito para que aquele moço fosse ligado à igreja em Jerusalém e a partir de então começou a anunciar a mensagem salvadora a todos.
        A igreja proclama esse chamado do evangelho continuamente: “vem”. Ela faz isso no mundo inteiro, sua voz não para, ela não cessa sua atividade. Mesmo que por fora vemos uma igreja mundana, apóstata, mas não estou falando dessa igreja que milita pelo mundo. Estou referindo a igreja do Senhor, a noiva de Cristo, dos verdadeiros crentes, cuja fé é a fé verdadeira que jamais cessa de falar da justiça e da salvação eterna. Há uma unidade nisso, mesmo que haja diferentes denominações. A igreja jamais foi desunida, porque há sim, uma só fé, todos os crentes creem no mesmo Senhor e usufruem a mesma salvação. Em qualquer lugar deste mundo os santos de Deus estão falando a mesma linguagem e proclamando a mesma justiça, porque o Senhor é o mesmo de todos.
        Para finalizar, digo e afirmo que a igreja proclama também pelo ministério da pregação. Nem todos os fiéis foram chamados para pregar, mas saem da igreja de Deus homens fieis que são preparados e autorizados para proclamar a mensagem santa. Foi assim que a igreja primitiva conseguiu avançar naqueles dias somente no poder do Espírito e da Palavra.
        Que motivação para a igreja hoje com a mensagem do verdadeiro evangelho! Que o Senhor venha causar um grande despertamento no meio do Seu povo em nossos dias, dando a igreja do Senhor esse ensejo para proclamar a tão grande salvação no poder do Espírito.

Nenhum comentário: