terça-feira, 19 de maio de 2015

O CONSTANTE CHAMADO (3)




“O Espírito e a noiva dizem: vem! Aquele que ouve diga: vem! Aquele que tem sede: venha e receba de graça a água da vida” (Apocalipse 22:17).
 A NOIVA NA LIDERANÇA DO ESPÍRITO: “O Espírito e a noiva...”
        Amado leitor, prossigo em mostrar a importante e contínuo ministério da igreja no mundo, porque ela está aliada ao Espírito Santo na obra da mensagem que chama os pecadores: “O Espírito e a noiva dizem: vem...”. Nesse início estou mostrando o quanto é importante o trabalho do Espírito Santo na igreja. É um ministério tão importante que nós seremos sempre de extrema limitação para mostrar quão grandioso, poderoso e profundo esse trabalho dessa Pessoa bendita. Já pude mostrar anteriormente, em poucas palavra que Ele veio para habitar permanentemente na igreja, conforme nosso Senhor prometeu aos discípulos antes de Sua morte. Também trabalha como nosso Consolador enquanto aqui vivermos num mundo cruel e perseguidor do povo de Deus (João 16).
        Mas devo prosseguir para mostrar que o Espírito veio especialmente para glorificar o Filho na igreja, conforme as palavras ditas pelo Senhor: “Ele me glorificará porque há de receber e vo-lo há de anunciar (João 16:14). Que ministério de incrível humildade da parte da terceira Pessoa da triunidade! Ele glorifica tanto o Senhor Jesus, que em Suas santas atividades no crente, Cristo recebe toda glória, não obstante Ele ser também glorioso à semelhança de qualquer outra Pessoa da divindade. Mas o alvo é o Noivo amado e não Ele mesmo. O alvo é unir o Noivo à noiva numa unidade bendita e santa. O alvo é comunicar aos crentes o quanto o Senhor Jesus é precioso no viver de cada crente e despertar os santos para viver de tal maneira que Cristo seja glorificado no viver de cada um, sendo Ele o Senhor dirigindo os pensamentos, palavras e atos do crente.
        Temos uma passagem que considero de imensa importância na compreensão do maravilhoso e humilde serviço do Espírito Santo em cada crente. O verso está em Romanos 8:26: “Porque o Espírito semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza, porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. A tradução infelizmente esconde a profundidade do ensino que nos traz esse verso. A ideia que transmite o verbo “assistir” é que o Espírito Santo se identifica conosco, de tal maneira que Ele mesmo se associa com nossa humanidade tão frágil e corrompida ainda pelo pecado. Mais do que isso, o verbo também nos comunica a ideia de que o Espírito Santo ocupa nosso lugar a fim de carregar os fardos que são impossíveis a nós. O ensino é que Ele sente o que sentimos, chora o que choramos, luta o que lutamos e vive aquilo que vivemos.
        Que Consolador e que consolação! Não há um crente que é tratado mal por Ele, que é repreendido sem amor e sem meiguice e ternura da parte desse Senhor. Noutras palavras, a ideia é que o Espírito opera de tal maneira no crente que Ele se identifica com o próprio Senhor Jesus e que carrega nossos fardos, assim como o Filho carregou. Quem sou eu para explicar isso? Que capacidade tenho para expor aquilo que para mim não há como expor aos ouvintes tão limitados como somos nós? Só posso dizer que para entendermos essas verdades tão íntimas, é preciso que andemos com Ele em santa obediência e humildade, caso contrário estaremos distantes de entender esses fatos que ocorrem dia a dia, momento após momento em nosso viver.
        Amado leitor, você não é atraído para tal verdade? Até parece que o acontecimento do Calvário ocorre diariamente com a obra do Espírito Santo em você e em mim. Quão malignos ainda somos! Quão frágeis e vulneráveis somos! O trabalho do Espírito Santo em nós só explica o que seríamos neste mundo sem a presença do Senhor habitando em nosso corpo mortal!

Nenhum comentário: