sexta-feira, 15 de maio de 2015

APRESENTAÇÃO DO SALVADOR (9 ?)





“No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29).
A EFICÁCIA DESSE SALVADOR: “...que tira o pecado do mundo
        Caro leitor, estamos vendo no texto o eficaz ministério do Cordeiro de Deus neste mundo, porquanto o texto afirma que Ele veio para tirar o pecado do mundo. Hoje minha tarefa será mostrar o mundo, porque João utilizou o termo “mundo”. Precisamos saber que essa palavra é muito usada no evangelho de João e se seremos beneficiados se à luz do contexto entendermos o que realmente significa o termo grego “Kosmos” traduzido aqui por “mundo”.
        Primeiramente posso afirmar que João está mostrando aos seus discípulos que o Cordeiro de Deus veio não só para a nação de Israel. O texto não diz que Ele tira o pecado de Israel, mas sim do mundo. É certo que a nação de Israel estava envolvida também no termo mundo. Politicamente Israel esperava um rei, mas no texto não estamos lidando com política, mas sim com pecado. Uma nação pode estar numa situação de escravidão, sem liberdade, enquanto outra está política e economicamente melhor. Mas no que tange ao pecado, todas as nações se encontram na mesmíssima situação (Romanos 3:23). João está mostrando que o Cordeiro de Deus veio não só para Israel, mas sim para o mundo inteiro. O povo judeu ignorava isso; eles eram religiosamente nacionalistas e odiavam as outras nações, ignorando a promessa feita por Deus a Abraão, de que abençoaria por meio dele todas as nações da terra. É especialmente por essa razão que o livro de João rompe essa barreira e expõe o Filho de Deus ao mundo com Sua mensagem de que veio para trazer a todos a vida que há somente Nele.
        Em segundo lugar, a palavra “mundo” revela a força do pecado em seu cósmico alcance. Onde foi que o pecado não entrou? Qual é o lugar no universo, fora do Paraíso celestial, onde não entrou o pecado e a morte? Para onde nesse universo os homens podem correr e buscar refúgio contra essa invasão aterrorizante? Quando João afirma que o Cordeiro veio para tirar o pecado do mundo, certamente envolve alcançar o mundo em toda criação, a fim de arrancar do universo todos os vestígios dessa moléstia contagiosa e maligna, a fim de implantar para sempre uma criação onde só há justiça. Então, o trabalho do Cordeiro de Deus não é apenas aqui, no meio dos homens, mas sim virá para fazer uma completa limpeza da casa de Deus em geral, do universo criado em pureza e santidade.
        Em terceiro lugar e mais especificamente João está mostrando o mundo formado pelos homens, conforme o termo tem mais ligação em todo Novo Testamento. Veremos isso do ponto de vista individual e coletivo. Individualmente o termo mundo é aplicado à cada ser humano; cada homem é o “mundo inteiro” em si mesmo e o “mundo inteiro” pode ser mostrando em cada indivíduo. É assim que o mundo funciona como mundo e que se torna essa agitação gigantesca e tão bem organizada. Em cada ser humano vemos o pecado em seu sentido condenatório, porquanto cada ser humano é culpado e condenado igualmente. Não há um inferno pior para uns e outro melhor para outros. Todos são igualmente culpados e condenados. Cristo veio para tirar essa condenação, para arrancar pecadores dessa sentença de pena de morte eterna, devido a ira de Deus.
        Quero terminar essa página, a fim de mostrar aos leitores que buscam a verdade da salvação, que o Cordeiro de Deus veio ao mundo para realmente tirar o pecado. Se você amigo, está procurando a verdade, como ser salvo, eis aí a doce mensagem do amor de Deus aos pecadores, pois a morte de Cristo na cruz foi suficiente para aniquilar o pecado e arrancar homens e mulheres arrependidos dessa vil condição de réus, sentenciados ao Lado de fogo.

Nenhum comentário: