sexta-feira, 8 de maio de 2015

O ALTÍSSIMO PREÇO PAGO (2)




“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais. Mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha” I Pedro 1:18,19).
TEM RESULTADO NA VIDA:
        Caro leitor todo meu esforço está concentrado agora na exposição desse texto de 1 Pedro, a fim de mostrar como o Altíssimo preço que foi pago pelo Cordeiro puro ali na cruz deve resultar em corações gratos e dispostos a agradar o Senhor Deus em santidade. Para isso quero chamar sua atenção, que seu coração esteja ligado a essa verdade conforme nos mostra o Espírito de Deus na passagem. Que não haja nenhuma atitude irreverente, insubordinada, querendo ordenar que a Bíblia se submeta às suas ideias e modo de viver conforme vemos nestes dias tão malignos. Conforme a Bíblia, a salvação conforme o preço pago na cruz traz mudança no coração, tira o coração perverso e endurecido e faz do homem um filho da obediência 1 Pedro 1:14); a salvação resulta em interesse santo de viver para agradar a Deus, coloca o crente no caminho estreito e faz com que ele se deleite em fazer a vontade do Senhor, mesmo que ainda haja luta contra a carne, o mundo e o diabo.
        A primeira lição que quero destacar aparece no verso 13, e mostra que o preço pago na cruz resulta numa expectativa de coisas infinitamente melhores: “Sede sóbrios...”. Para mim essa ordenança vinda da graça aos crentes é cheia de ensinamentos tão norteadores para nosso viver, justamente porque imediatamente mostra o contraste que há entre o verdadeiro viver cristão e esse movimento moderno rotulado de “evangélico”. O vital contraste está no fato que os verdadeiros crentes recebem a ordem de viver de forma sóbria, enquanto o evangelho moderno remove toda sobriedade e traz uma pesada “nuvem” de engano e uma atmosfera de sono. O que vemos hoje não é sobriedade, mas sim um tosquenejar; os olhos da multidão estão pesados de sono e estão acordados sim, mas para as realidades mundanas, para aquilo que os olhos carnais veem e que satanás almeja mostrar-lhes.
        Mas quero retornar ao texto, para aquilo que realmente é de vital importância para os que realmente creem no Senhor e querem obedecer Seu comando. A verdade é que o preço pago na cruz assenta bem a nossa fé em realidade e não em sonho: “Sede sóbrios...”. Não cremos em meras informações dadas enganosamente pela natureza carnal. Que fujamos de uma mensagem não escrita, não inspirada, não documentada. É claro que a nossa fé é também subjetiva, porque o Espírito de Deus insuflou-a em nosso peito e de lá não há como retirar. Mas o fato é que essa fé só encontra repouso na Palavra da verdade e não em nossas pobres opiniões e nas considerações tão perturbadoras dos homens.
        Mas preciso aprofundar um pouco mais, porque o Espírito de Deus vem no texto para nos tirar desse profundo peso da carne que tende a nos levar a dormir com o mundo. O que Ele está fazendo é tentando nos acordar: “Sede sóbrios...”. Paulo trata disso no cap. 5 de 1 Tessalonicenses. Estamos pisando em solo terreno, num ambiente de trevas, nos lugares onde reina a mentira, onde satanás milita, a fim de manter aprisionadas as multidões. Precisamos estar livres desse sono pesado dos últimos dias, pois temos a tendência de ignorar os ensinos, de afastar da nossa responsabilidade e de aceitar o mundo com suas contínuas atividades de lavagem cerebral.
        Então, servos do Senhor, peregrinos e andarilhos neste mundo, “sede sóbrios”. Fiquem de pé, lavem sempre seus rostos na água viva da Palavra, estejam alertas, porque satanás não se cansa de lutar para nos derrubar e fazer que nossa fé se esfrie.

Nenhum comentário: