quarta-feira, 6 de maio de 2015

APRESENTAÇÃO DO SALVADOR (2 ?)




“No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29).
A FIDELIDADE NA APRESENTAÇÃO:  Eis o Cordeiro de Deus...”
        Caro leitor, que lição temos vendo a fidelidade de João Batista ao apresentar o Salvador aos seus discípulos! Que santa humildade daquele servo, que preparou o caminho do Senhor com exatidão! Ele foi uma candeia que realmente brilhou (João 5:35), mas fez questão que sua candeia fosse apagada, a fim de que, por todo caminho brilhasse a luz que veio do céu e que ilumina a todo homem (João 1:9). Agora é o momento para que examinemos criteriosamente essa apresentação do Salvador feita aos seus discípulos.
        Em sua apresentação João mostra o Senhor conforme a Palavra de Deus. Veja amigo como o Espírito Santo guia João na verdade conforme toda Escritura do Velho Testamento. Também importa que lembremos que seus discípulos não eram pessoas ignorantes quanto ao conhecimento bíblico, pois eram judeus, e normalmente os judeus eram ensinados desde pequeno no conhecimento da lei de Moisés, dos Salmos e dos profetas, mesmo que seus olhos estivessem fechados para a verdade. Também, vemos que aqueles homens não eram meros seguidores de um homem; não foram persuadidos pelas emoções, pelo momento.
        Muitos judeus ficaram impressionados pela mensagem de João Batista, mas logo que as emoções se arrefeceram, abandonara a fé, ficando apenas aqueles que realmente buscavam a verdade. Muitos se tornam seguidores de grandes vultos da pregação do evangelho; eles fitam essas luzes e até se mostram fervorosos e dispostos a segui-lo, mas logo toda essa euforia é dissipada porque não estavam buscando a verdade. No final do ministério daquele profeta ali estavam os fieis seguidores, aqueles que realmente queriam conhecer a verdade conforme aquilo que conheceram do Velho Testamento, a respeito do Salvador e da salvação. Quando somos fieis na pregação, normalmente os fieis ficam conosco porque querem a verdade e querem andar na verdade.
        Mas voltando ao texto, na apresentação que ele faz do Salvador: “Eis o Cordeiro de Deus...”, nessas poucas palavras eis que João abre todo cenário do Velho Testamento às mentes dos discípulos. Naqueles poucas palavras vemos que João expõe as maravilhas das promessas de Deus desde Gênesis até Malaquias. O alvo de toda mensagem anunciada por Moisés, nos Salmos e nos pelos profetas é a vinda do Salvador ao mundo. João não anuncia a chegada de um rei para reinar aqui; não mostra as promessas relativas àquilo que tantos judeus mundanos queriam; de um Messias que viria para tirar Israel daquela situação sob o domínio romano e assim conceder liberdade política à nação. João apresenta um cordeiro e não um soldado empunhando uma espada; um cordeiro e não um rei assentado no trono.
        Caro leitor, em poucas palavras vemos a mensagem mais importante de todo Velho Testamento; aquilo que judeus e gentios precisavam e precisam ouvir; aquilo que Deus inspirou seus santos servos no passado para escrever; aquilo para o qual anjos anelam perscrutar – a tão grande, maravilhosa e eterna salvação para os pecadores. Ao apresentar o Salvador como o Cordeiro de Deus, João estava mostrando Nele a perfeita justiça, o perdão aos pecadores, o grande livramento da pena, do poder e presença do pecado; João estava mostrando o caminho aberto para o céu.
        Caro amigo, essa apresentação tem em vista mostrar a você o Salvador mandado por Deus. É para que você saiba acerca dessa história que começou na eternidade e que jamais vai acabar – Cristo Jesus veio ao mundo para salvar!

Nenhum comentário: