terça-feira, 12 de maio de 2015

O ALTÍSSIMO PREÇO PAGO (4)




“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais. Mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha” I Pedro 1:18,19).
TEM RESULTADO NA VIDA:
        Prezado amigo estamos vendo no texto que somente a verdade da cruz pode nos fazer andar na peregrinação, firmados na verdade. Outro evangelho nos tira da sobriedade, nos afasta da sobriedade e assim voltamos ao mundo e a um viver que desagrada a Deus. Outro evangelho nos posiciona numa íntima e imperceptível soberba, nos afasta da graça e nos enche das vaidades das obras da carne. Mas eis que o cap. 1 de 1 Pedro nos leva à humilhação pelo ensino que foi a soberana atuação de Deus que nos chamou mediante o evangelho, que somos um povo diferente neste mundo e que marchamos como Israel pelo deserto em direção à Cidade Santa – a Nova Jerusalém.
        Outra lição destaca-se no texto. É o fato que o altíssimo preço pago por Cristo na cruz faz-nos repousar no poder absoluto de Deus: “...esperai inteiramente na graça...” (verso 13). Foi a graça que operou em nossa salvação e não será diferente na jornada. Deus pela graça nos convocou a viver segundo o poder da graça. Nada temos aqui, senão desejos carnais agregados a nós na carne. Assim como Israel desejou intensamente voltar para o Egito, os crentes também desejam profusamente o mundo. Não estamos absolutamente livres desse insano desejo, por essa razão Deus nos concede Sua graça para vivermos, acolhidos nesse poder, como nossa forte cidade de refúgio. Por essa razão a ordem aparece para que esperemos na graça. Aqui não é nosso lar, não é o lugar onde iremos entesourar bens; nossa provisão vem do Senhor e não daqui deste mundo. Então, necessário é que tiremos nossa esperança daqui, das promessas mundanas, as quais satanás de forma mentirosa passa para os mundanos.
        Mas outra lição aparece no verso 13, porque imediatamente o Espírito de Deus aponta-nos a glória que agora está oculta: “Na revelação de Jesus”. Que viva esperança! O mundo tem sua luz que aqui acende e apaga e quer fazer com que os crentes voltem para esse luzeiro de esperança que míngua dia a dia e se apaga com os terrores do diabo e da morte. Mas a fé cristã mira a esperança da glória. Nossa caminhada rumo ao céu está firmada naquilo que a Palavra de Deus nos assegura que haveremos de ver e de ter. Quando dirigimos nosso carro a noite, o farol do carro não consegue ver todo trecho de uma vez. À medida que avançamos, o farol nos leva pelo trajeto iluminado, até que cheguemos no lugar certo. Nós também vemos as coisas à medida que avançamos. Cada dia é um dia diferente e cada mês e ano deparamos-nos com situações diferentes, às vezes perversas e às vezes boas circunstâncias. Assim como numa rodovia há lugares planos e lugares íngremes e perigosos, assim também é na jornada cristã por este mundo indo em direção ao céu.
        Caro leitor, que facho de luz gloriosa brilha da cruz! Fomos chamados para percorrer o caminho estreito; nele o não salvo não consegue transitar, mas os santos marcham com alegria e firmados na verdade da redenção, conforme a mensagem de um antigo hino:
                Certamente eu vou no caminho da cruz com resolução andar.
        A pergunta é se você está nesse caminho; se você um dia realmente foi chamado à salvação; foi tirado do caminho largo para o caminho estreito. O caminho rumo ao inferno é largo e fácil e milhões escorregam na direção do abismo, nada vendo do horror e desespero que lhes aguardam no fim desse trajeto. Agora é o momento para que você meu amigo, ouça o chamado de Cristo convidando pecadores ao arrependimento.

Nenhum comentário: