quinta-feira, 14 de maio de 2015

O ALTÍSSIMO PREÇO PAGO (6)




“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais. Mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha” I Pedro 1:18,19).
TEM RESULTADO NA VIDA:
        Caro leitor amigo, vamos juntos prosseguir mostrando nesse maravilhoso cap. 1 de 1 Pedro os resultados na vida dos salvos do altíssimo valor do preço que foi pago na cruz para a redenção eterna. Lembremos bem que fomos chamados para trilhar no caminho da santidade em nossa peregrinação até à nossa cidade permanente – a Nova Jerusalém. Já pudemos ver como a graça lançou a inabalável base, a fim de que o povo de Deus possa ser o que ele é, um filho da obediência: “Como filhos da obediência...”. O novo nascimento é obra do Espírito de Deus e da Palavra, por isso o homem salvo é regenerado, nascido do Alto e agora tem nova disposição; tem pés para andar; tem mente pura e quer purificá-la ainda mais; tem mãos puras, lavadas de toda imundície e agora apta para servir, e também novos sentimentos voltados para servir ao Senhor.
        Então caro leitor, diante dessas solenes verdades, eis que os verdadeiros crentes estão aptos para ouvir, porque seus ouvidos foram abertos e agora podem escutar os conselhos, as advertências e as exortações dados pelo Espírito Santo por meio da Palavra. Mesmo que os santos ainda carregam uma natureza carnal em seus corpos mortais, isso não significa liberdade para agir no pecado. Andar no pecado é próprio para almas aprisionadas no mal. Os crentes devem realmente lutar enfrentando a terrível batalha contra os poderes da carne e alcançar a santa disciplina da santidade. Não tem caminho fácil para isso, não funciona automaticamente. Vida cristã é guerra, é batalha contínua contra o mal dia a dia. Nós não ganhamos um ingresso grátis para entrar no céu no final de nossas vidas, para descansarmos num viver corrompido e de mãos dadas com este sistema mundano e enganador.
        Prosseguindo, veja no texto que o altíssimo preço pago operou em nós o impossível, pois quebrou o poder do pecado na vida: “...não vos amoldeis às paixões que tínheis...”. Que exortação tão cheia de verdades exibidas pela graça! A palavra “amoldeis”, significa “adaptar-se a um molde”. É a mesma palavra que aparece em Romanos 12:2 que é traduzida por “conformeis”. Esse termo mostra o que o mundo faz quando nos adaptamos ao seu estilo, quando deitamo-nos em sua fôrma, assim como um bolo segue o molde da fôrma onde posto.
        O termo também nos ensina outra lição para a qual nossa atenção deve estar voltada. A palavra “amoldar” ou “conformar” indica que o mundo opera de fora para dentro, do lado externo para o externo, enquanto a Palavra de Deus opera de dentro para fora. Esse termo faz contraste com o termo “metamorfose”, que mostra o poder de Deus no coração do crente, trazendo a luz dessa transformação gradativamente, à medida que avançarmos em santificação. Então, a exortação dada em 1 Pedro vem a nós para que escapemos desse perigo terrível, dessa arapuca armada pelo mundo, a fim de que sejamos “amoldados” às paixões. Quando estamos andando assim, necessária será a mão disciplinadora de Deus na vida do crente tendo como objetivo de tirar essas impurezas e nos guiar em santidade positiva.
        Para isso os crentes foram chamados e têm poder. Os crentes conseguem fazer exatamente aquilo que os mundanos jamais conseguirão. Somente os crentes podem arrancar da vida tudo aquilo que para os ímpios é algo normal e que pertence ao viver aqui.

Nenhum comentário: