quinta-feira, 21 de maio de 2015

O ALTÍSSIMO PREÇO PAGO (11)




“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais. Mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha” I Pedro 1:18,19).
AVALIANDO A NOSSA CONFISSÃO DE FÉ         (verso 17)
        Caro leitor, ao confessarmos que somos realmente crentes em Cristo, que fomos salvos, comprados pelo sangue é necessário que avaliemos bem essa confissão. Precisamos conhecer quem é esse Deus que professamos ser nosso Pai; cuidemos para que não seja algo apenas mental, uma decisão verbal que em nada afetou nosso coração e nosso ser. Cuidemos porque muitos ímpios vivem em suas idolatrias e injustiça, e ainda afirmam que Deus é o Deus deles. Analisemos o nosso Deus apenas à luz do verso 17 de 1 Pedro 1.
        O texto afirma que Ele é o Deus que, “...sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um...”. Notemos bem que não está dizendo que Ele salva segundo as obras, mas sim que Ele julga. Isso é de grande importância, porque nós iremos revelar o que somos pelas nossas obras, o que fazemos, o que dizemos e onde andamos. Ora, o grande Deus que afirmo ser meu Pai, Ele é Juiz imparcial. Sim minhas obras mostram impiedade no viver, serei julgado como um ímpio. Isso serve de grande advertência para nós. Veja bem caro leitor, porque quando a pessoa é crente, qualquer impiedade no viver será tratada pelo Pai com disciplina. Não há um filho Dele que fica sem esses açoites de amor do Senhor, conforme vemos em Hebreus 12:7.
        Então, se alguém afirma ser crente, diz que foi salvo, mas seus caminhos e obras provam um viver que em nada difere do viver dos mundanos, em contínua impiedade, certamente está afirmando que nada entende de vida cristã e que desconhece realmente o que significa ser filho de Deus e chamado de filho da obediência. Cuidemos com essa falsa mensagem de que minha decisão um dia por Cristo resultou em minha salvação, mesmo que ainda esteja vivendo em franca desobediência a Deus, longe de qualquer compreensão de uma vida santa e reta. O fato é que milhares pensam e vivem assim em nossos dias, quando os falsos mestres deram as mãos e estão transformando a graça de Deus em libertinagem.
        Então, o depois dessa santa e humilde avaliação, eis que imediatamente deve aparecer uma atitude que revela um coração transformado: “...portai-vos com temor...”. É exatamente esse o resultado que revela que corações foram mudados, que homens e mulheres realmente querem andar como crentes sinceros. O temor ao Senhor é o caminho certo, cheio de sabedoria e bem iluminado pela graça. Isso significa que não haverá rebelião, orgulho deliberado contra Deus. É melhor afirmar que não é crente, do que viver sendo enganado e iludido pelo seu próprio coração. Às vezes aparece um temor imediato em alguns, mas não é um temor contínuo e submisso, pois é como uma fumaça que aparece, mas logo se dissipa. Quando isso ocorre eis que a pessoa logo se endurece e se torna ainda mais insensível à Palavra de Deus: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).
        Então caro leitor, como posso lhe ajudar melhor? Está vivendo em santo temor no coração, ou anda em carnalidade e mundanismo, achando que é uma espécie de “crente carnal”, que mesmo agindo assim entrará no céu? Pode você entender o verso 17? Lembre-se que o altíssimo preço da redenção tem um incrível efeito em nosso viver, corações achados pela compaixão de Deus são gratos, tementes e obedientes. Ainda há tempo agora para seu arrependimento e sincera confissão. Ainda o Senhor é o Salvador de corações humildes e quebrantados!

Nenhum comentário: