segunda-feira, 11 de maio de 2015

DESCOBRINDO A ATUAL SITUAÇÃO DE APOSTASIA (17)




“Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras; concebem o mal e dão à luz a iniquidade. Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora” (Isaías 59:4,5).
VISTO INDIVIDUALMENTE NAQUILO QUE PRODUZ: “...concebem o mal...”.
        Caro leitor devo laborar-me em mostrar a você o que o texto nos ensina acerca da atual apostasia, tomando como modelo o que ocorreu nos dias de Isaías e que avançou até o tempo de Jeremias e Ezequiel com o consequente juízo sobre a nação de Israel. Estamos vendo o quanto na apostasia reinante os homens concebem o mal, como o pecado no íntimo gera enganos perniciosos e pervertidos. Avancemos um pouco mais no exame do texto.
        Ao conceber o mal, eis que os homens estão sempre carregando a no íntimo aquela confiança vã de que o mundo há de mudar, de que esse reino de maldade é algo passageiro e de que há nos homens algo bom e que eles vão evoluindo aos poucos nessa bondade. Sempre os homens estão achando que ao descobrir os potenciais religiosos e morais nos homens, é só revestir tais potenciais com versos e ensinos bíblicos e eles assim melhorarão. Na apostasia os homens ficam ainda mais cegos, nada veem de perigo, do domínio do pecado, do diabo e da morte. Todas essas realidades ficam ocultas pelo engano de seus corações; eles são seduzidos no íntimo e são mantidos nessa obscuridade. Nessa condição, eis que os homens vão caminhando de mal a pior, suas forças para a maldade vão crescendo mais e mais; seus corações vão ficando ainda mais endurecidos e aptos estarão para abraçar todo tipo de ensino religioso e fraudulento.
        Mas o fato é que quando os homens estão concebendo o mal, significa que há de nascer uma nova maldade do coração. Na apostasia vemos como isso acontece, como novidades perigosas, letais e encobertamente religiosas aparecem. O que está acontecendo é que o pecado no íntimo gera novidade e novas perversidades surgem. Nem temos como descrever tantas coisas que tem surgido em nossos dias, novos planos de maldade, novos meios de enganar, novos meios para fazer com que as perversidades não apareçam tão perversas, novos meios de dizer que o roubo não é roubo, que o adultério não é tão feio assim, que as abominações são “santas”.
        Meu caro leitor, quando os homens concebem o mal, eis que novas e fascinantes maldades aparecem. Por exemplo, vemos como o amor ao dinheiro pode conceber ganância e estimula a buscar meios mais bonitos e sofisticados de roubo. Um amor obcecado pelo sexo tem concebido a luxúria e prazeres ilícitos e desordenados. E em meio a tudo isso satanás tem feito com que o nome de Deus esteja envolvido e até mesmo “abençoando” tais maldades. Poderia ampliar bem aqui as ramificações de tanta maldade que tem se alastrado em nossos dias, como o ódio concebendo assassinatos e práticas cruéis feitas contra pessoas inocentes. Nesse amplo afastamento de Deus e da Sua Palavra viva eis que os homens estão se tornando cada vez mais monstros no viver e será assim inevitável o juízo de Deus.
        Meu caro leitor, mesmo diante desse quadro espiritualmente tétrico, ainda a graça de Deus está salvando e transformando homens e mulheres e novas criaturas feitas do céu. A porta da graça não está fechando, ela ainda está completamente aberta aos pecadores. Significa que o Senhor em Sua longanimidade está chamando pecadores ao arrependimento e que há lugar para todo aquele que anseia a salvação. Por essa razão não cessamos de orar, interceder e pregar, para que essa compaixão de Deus manifeste em nossos dias, atraindo homens e mulheres à verdade bíblica da tão grande salvação em Cristo Jesus.

Nenhum comentário: