quarta-feira, 13 de maio de 2015

O ALTÍSSIMO PREÇO PAGO (5)




“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais. Mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha” I Pedro 1:18,19).
TEM RESULTADO NA VIDA:
        Prezado leitor, depois de ter passado pelo verso 13, eis que lições preciosas aparecem para nós no verso 14. Precisamos avançar no caminho da santidade, porque o preço pago na cruz teve como objetivo nos colocar nesse santo e maravilhoso caminho que nos conduz ao céu. É claro que não fomos salvos pela santidade, mas sim pela redenção na cruz, a fim de andarmos em santidade. O caminho para o céu é de santidade e trilhar tal vereda indica que realmente a pessoa foi chamada por Deus mediante a mensagem do evangelho.
        Com nossos olhos postos no verso 14, vemos que o preço pago na cruz opera aquilo que é impossível para o homem: “Como filhos da obediência, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância”. Que exortação preciosa! Como a graça mostra sua maravilhosa face de amor e de poder nesse verso! A primeira lição que logo se desponta perante nossos olhos é que o Espírito de Deus mostra o imediato trabalho que mudou nossas vidas: “Como filhos da obediência...”. Isso lança fora todo ensino tão errôneo de salvação por obras, todo fervor legalista do homem querer fazer algo para Deus no poder da carne. O que nós éramos? “Filhos da desobediência” (Efésios 2:2). Todo nosso ser era antes do diabo; toda nossa disposição antes estava consagrada ao pai da mentira, para agradar-lhe e fazer tudo aquilo que ele inspirava em nós e nos concedia poder para realizar seus intentos.
        Caro leitor, não há como mudar o homem; não há poder aqui para fazer de um filho da desobediência em um filho da obediência. Como “filhos da desobediência”, os homens estão inteiramente ligados à família do diabo (João 8:44) e aptos para desobedecer a Deus. Como mudar isso? Como tornar um rebelde em um santo de Deus? Não há qualquer solução sem o milagre da graça. Veja amigo, que Deus trabalha assim, Ele convoca Seus filhos para a santidade e não os outros. Se a pessoa jamais foi salva e transformada pelo poder da graça, ela não passa de alguém surdo e completamente indiferente para com Deus. Aliás, ela nem quer e nem pode obedecer o comando de Deus para andar em santidade.
        Mas os filhos de Deus ouvem sim, com prazer a voz do Senhor mediante Sua Palavra. O leitor atento irá meditar no texto e verá que o caminho no qual andam os crentes é oposto ao caminho no qual andam os crentes. Eles podem olhar tal caminho, admirá-lo e muitos até mesmo se dispõem a andar, mas não conseguem e tentam fazer tudo na força e no sustento da carne. Mas logo percebem que não conseguem e recuam: “E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele; mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos não errarão” (Isaías 35:8). Deus lida com os homens na salvação para mudar-lhes o coração deles e opera a mudança; Deus quebra o coração duro, destrói a inimizade e faz com que o velho homem seja completamente destruído.
        Os filhos da obediência são convocados por Deus para andar em santidade, porque eles querem, desejam e podem andar assim. É claro que são cheios de defeitos, de fraqueza e vezes após vezes caem, mas a graça os ergue e na santa disciplina são fortalecidos para tomar o caminho do dever, agradando ao Senhor em tudo.

Nenhum comentário: