sexta-feira, 15 de maio de 2015

O ALTÍSSIMO PREÇO PAGO (7)




“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais. Mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha” I Pedro 1:18,19).
TEM RESULTADO NA VIDA:
        Caro leitor, pode o crente andar em santidade? Sim, porque o crente foi chamado e erguido pela graça para viver uma vida santa. Tenho mostrado como a graça veio na salvação para quebrar o poder do pecado na vida do salvo, por essa razão vem a exortação do verso 14: “...não vos amoldeis às paixões que tínheis...”. Os crentes estão libertos desse sistema tão corrompido e escravizador do pecado, por essa razão pode negar a carne, pode dizer pela fé que nada tem de dívida para com a carne, podendo assim, num esforço e sacrifício da fé obedecer a Deus.
        Os não salvos podem operar por um sistema legalista no viver, e até mesmo manifestar por fora ser alguém realmente crente e santo. Mas não passa de um esforço carnal e manifestará logo em orgulho e inevitável fracasso. Que os ímpios não entrem na arena para lutar contra o pecado, porque a carne não passa de fantoche sob o poder tirano e avassalador do pecado. Quanto mais a carne despende esforço contra o pecado, mais força receberá para a maldade e perversidade. O pecado não se submete à carne, pelo contrário o pecado toma a carne como instrumento forte de suas atividades aparentemente belas e religiosas. Até mesmo um crente sincero pode ser levado e enganado pela carne, para tentar fazer aquilo que agrada a Deus. Logo ele verá que fogo estranho não é aceitável no altar do Senhor (Levítico 10). A carne deve ser humilhada e em seus malignos desejos deve ser realmente mortificada pelos crentes (Romanos 8:13).
        Mas quero prosseguir na exposição do texto, entrando agora no verso 15 de 1 Pedro. A redenção paga por Cristo para nosso resgate pelo sangue do Cordeiro cumpre o objetivo de Deus em nós: “Mas como é santo Aquele que vos chamou...”. Vejamos primeiramente que de novo aparece o poderoso trabalho da graça, porque foi o Senhor que nos chamou. Homens e mulheres que afirmam ser crentes, mas andam longe de um viver que agrada a Deus e nem sequer desejam viver em santidade, desconhecem na vida  o real significado da salvação, porque a Palavra de Deus deixa bem claro que é Deus quem chama: “...Aquele que vos chamou...”.
        Eu sei que o evangelho moderno proclama que é Deus quem chama o homem; que é o homem quem resolve tomar uma decisão para Deus. Por essa razão milhares tão iludidos vivem assim, porquanto se a decisão foi tomada por eles, então é claro que eles também decidirão se vão querer ou não viver em santidade. O evangelho moderno mostra um Deus patético, à espera da decisão para a salvação e de uma decisão para santidade. Para muitos há dois tipos de crentes: o espiritual e o carnal, o obediente e o desobediente. Para muitos o que importa é que foram salvos e que irão para o céu, mesmo se estão vivendo como mundanos, rebeldes e longe da Palavra de Deus. Já conheci vários que vivem assim e que puseram essa capa de uma graça gratuita sobre si e vivem assim afirmando que são salvos, enquanto o viver prova que negam ao Senhor.
        Mas dou louvores ao Senhor porque Sua salvação é poderosa e inteiramente soberana; Sua salvação começa com Ele e continua com Ele. É no dia do Seu poder que Ele chama pecadores, e o poder está não na decisão do homem, mas sim na força da Sua Palavra. Quando Ele se ergue para dizer “vinde”, eis que pecadores saem imediatamente da morte para a vida (João 5:24).

       

Nenhum comentário: