terça-feira, 26 de maio de 2015

ADORAÇÃO OU PROFANAÇÃO? (1)



                                       
“O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu, continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá. Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos conhece? Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe”. (ISAÍAS 29:13-16) INTRODUÇÃO:      
        Prezado leitor, estou introduzindo agora uma série de comentários em torno desses impressionantes e reveladores versos de Isaías, justamente porque o que mais se fala em nossos dias no movimento evangélico moderno é de adoração. Faz alguns anos que eu e minha esposa fomos a uma loja para comprar uma geladeira para a igreja e lá deparamos com uma moça, a qual me disse que era uma adoradora. Ela nada disse que era uma crente em Cristo, que um dia fora salva e que Cristo havia mudado sua vida. Não. Seu testemunho era aparentemente radiante, pois ela era uma adoradora. Fiquei pensando comigo acerca de outros crentes, se não eram também adoradores. Ela ainda acrescentou que em sua igreja ela fazia parte dos “levitas”, um grupo formado para “adorar”.
        O que aquela jovem pensava acerca de adoração? O que ela entendia sobre ser um “levita”? Será que há na igreja de Deus um grupo de adoradores especiais? Segundo o que tenho ouvido e visto, adoração hoje está relacionada a uma parte de cântico ou louvores no culto. Mas será que adoração é isso mesmo? Adoração na Bíblia não está relacionada a todo viver do crente, ou a Bíblia faz diferença entre a parte de cânticos e o viver normal do crente? É claro que biblicamente quando os santos de Deus estão reunidos, eles têm em vista adorar o Senhor. Todos nós devemos estar cientes disso.
        Mas quero que meus leitores examinem comigo a passagem de Isaías, a fim de que consideremos com toda lucidez bíblica o real significado de adoração; que julguemos bem esse linguajar moderno, que parece ser tão espiritual, e assim que venhamos saber, se o que está ocorrendo hoje é realmente adoração ou é profanação. Tudo deve ser julgado à luz da Bíblia e não conforme queremos que seja. É claro que também avaliemos nossa adoração, se de fato estamos nos aproximando de Deus como verdadeiros adoradores, que encaram a presença do Senhor de modo santo, verdadeiro e de todo nosso coração (João 4:24). Creio que nosso estilo de vida deve ser em sua totalidade adoração a Deus, pois para isso Deus nos salvou. Os crentes foram tirados do mundo, da religiosidade vã, dos círculos de idolatria, a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro (1 Tessalonicenses 1:10). 
        Por essa razão anseio que você seja corajoso e forte ao examinar tudo aquilo que passarei para vocês. Precisamos hoje de crentes firmes, fortes, cujas vidas estejam firmadas na verdade. Estamos cercados de inimigos da verdade e eles estão bem disfarçados de espirituais. Se não buscarmos a verdade como de fato nos foi entregue, certamente cairemos em erros que parecem ser de Deus. Crentes em Cristo, satanás tem trabalhado bem com seus disfarces “evangélicos” e tem ludibriado milhares que foram pegos em suas armadilhas, porque lhes faltou conhecimento adequado. Quero ser útil nas mãos do Senhor a fim de ajudar os santos de Deus a conhecer de perto o Senhor. Esse é meu anseio e meu labor diário.

Nenhum comentário: