segunda-feira, 18 de maio de 2015

APRESENTAÇÃO DO SALVADOR (10 ?)




“No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29).
A EFICÁCIA DESSE SALVADOR: “...que tira o pecado do mundo
        Caro leitor, prosseguindo em mostrar a eficácia desse Salvador como aquele que “...tira o pecado do mundo”, é claro que quando o termo “mundo” (cosmos) revela o homem individual, porque cada ser humano representa o mundo inteiro. Um homem é no coração tudo o que significa o mundo inteiro, porque o mundo está no coração daquele que ainda não foi achado pela graça salvadora. Então entendemos que esse Cordeiro veio para tirar o pecado do mundo nesse sentido mais específico, porque Cristo salva pecadores individualmente: “...mas para que o mundo fosse salvo por Ele” (João 3:17).
        Importa que saibamos em que sentido Ele, o Cordeiro tira o pecado do mundo. É claro que Ele tira o pecado como algo que condena o pecador: “Quem Nele crê não é condenado...” (João 3:18). Nosso Senhor veio arrancar homens e mulheres dessa fatal e eterna condenação. Cada homem neste mundo nasce marcado para a punição eterna, o juízo está estampado em sua face e não há aqui nada, ninguém que possa livrar qualquer homem desse destino terrível tão amargo que lhe espera na eternidade. Mas o Cordeiro veio para na cruz trazer resgate eterno, salvação eterna e justiça eterna. Não tem uma salvação pela metade; não há uma redenção passageira no plano dessa tão grande salvação. Cristo não veio para possibilitar uma salvação; não veio para tentar salvar, mas sim para efetuar conquista para cada pecador que arrependido Nele confiar de todo coração.
        Também, é certo que o Cordeiro de Deus veio para tirar o pecado em seu domínio e poder que subjuga e controla o homem. Nem podemos sequer imaginar a crueldade do pecado nos homens e até onde os homens podem chegar em escravidão, perversidades e miséria. O pecado entrou neste mundo para desafiar o trono de graça e de bondade do Criador santo e puro. Mas a redenção conquistada na cruz efetua completa mudança nos pecadores, mesmo que os crentes ainda estejam nessa limitação devido aos seus corpos mortais. Mas é fato que a libertação acontece no viver do salvo, porque Ele é arrancado das trevas para a maravilhosa luz (Colossenses 1:13) e passa agora a seguir a Cristo como ovelha (João 10:27). Cada crente sincero é prova do poder transformador que Cristo opera nessa tão grande salvação. Por esse fato que João destacou esse Cordeiro como Aquele que “...tira o pecado do mundo”.
        Também é claro que nosso Cordeiro veio para tirar o pecado em seu poder eternamente mortal. Não há neste mundo maior demonstração da força do pecado do que a morte (João 6:23). A história da queda está marcada de forma indelével pela morte. Ela declara fortemente a incapacidade de cada ser humano e desdenha das riquezas, da força e da sabedoria de todos os homens neste mundo. Mas eis que o Cordeiro veio para anular esse poder: “Onde está, ó morte o teu aguilhão?...(1 Coríntios 15:55). Cristo na cruz deu um golpe certeiro destruindo o poder atroz da morte e fechou a porta do inferno para que Seus remidos jamais caíssem lá. Ali na cruz, quando um grande pecador estava a um centímetro do inferno, eis que o Senhor proclamou sua salvação: “Em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43).
        Meu caro amigo, essa apresentação que João fez do Cordeiro, eu mesmo a faço agora para você, para que você O conheça em seu coração. Esse é o Cordeiro que veio para salvar, por isso pode salvar você agora mesmo, se é que você esteja anelando essa salvação:
                               Veio Jesus a este mundo vil, para salvar-te a ti.

       

Nenhum comentário: