quinta-feira, 7 de maio de 2015

O ALTÍSSIMO PREÇO PAGO (1)




“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais. Mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha” I Pedro 1:18,19).
INTRODUÇÃO:
        Sempre damos valor àquilo que nos custou caro, em qualquer coisa que temos. Aquilo que nada nos custa logo torna-se algo sem qualquer valor e até mesmo inútil. Se lutamos para ajuntar nossas economias com sacrifícios e suor a fim de adquirir uma boa casa, não tem dúvidas que ao comprá-la ela será para nós uma joia de inestimável valor.
        A Bíblia fala do Altíssimo valor da redenção das nossas almas, e tal fato é de real valor para que saibamos como nos conduzir de forma adequada neste mundo. É triste, mas é pura verdade quando afirmo que o evangelho moderno tem barateado tanto a graça, que os homens que recebem essa “salvação” nada veem de valor naquilo que segundo eles receberam de graça. O que conta hoje para os que afirmam que foram salvos é que agora eles vão para o céu, porque fizeram a famosa “decisão”. Não estou contra tudo e lutando de forma enfurecida contra todos os resultados, porque sei que muitas decisões são verdadeiras, vindas de corações que sentiram seus pecadores e que reconheceram de fato Cristo como Senhor, além de Salvador de suas vidas. Essas almas realmente revelam mudança, temor e santidade no viver. O Senhor jamais honrará nossos métodos, mas sim Sua Palavra e por meio dela há de realizar Sua ação soberana em chamar pecadores da morte para a vida (João 5:24).
        Mas estou abrindo a Bíblia nesta passagem fulgurante de 1 Pedro cap. 1, a fim de mostrar aos meus leitores que a salvação bíblica resulta em temor e santidade. É da cruz que vem o verdadeiro viver que agrada a Deus. Se mudar a mensagem para o gosto dos homens, se diminuir a verdadeira fé, não atraindo os pecadores para que “comprem, sem dinheiro e sem preço” essa tão grande salvação (Isaías 55:1), eis que realmente a graça será transformada em algo gratuito e a pregação será recebida como se fosse um papai Noel descendo do céu num trenó, distribuindo presentes a todos. Mas o fato é que estamos presenciando esse afastamento da cruz há muito tempo e trazendo danosos resultados a igreja de Deus.
        Caro leitor, não adianta pregar sobre santidade aos pecadores que apenas “fizeram uma decisão” e que estão certos agora que vão para o céu, quando no íntimo continuam vivendo como mundanos e inimigos de Deus. Santidade para quem não é salvo resulta em legalismo e legalismo é o trampolim para que eles caiam em heresias perniciosas. Tentar unir santidade com salvação barata é costurar tecido novo com tecido velho. Haverá muito choro, muita emoção, mas tudo cairá no fracasso, porque o homem não salvo, não pode nem quer viver em santidade de vida e assim agradar a Deus (confira Romanos 8:8).
        Quero tomar essa passagem de 1 Pedro para mostrar como santidade funciona para os salvos, mesmo sendo eles carregados pela confusão da carne e do mundo. Para os verdadeiros crentes santidade é desafio da fé, porque corações que foram santificados pela graça querem agradar ao Senhor. Santidade para os salvos não constitui um fardo, mas sim um prazer, porque em seus corações há gratidão por tudo o que o Senhor fez por eles. Então, quero convidar meus leitores para que participem comigo dessa caminhada maravilhosa por essa estrada de 1 Pedro 1. Não vou passar por todo cap. 1, mas ele brilhará sim, porque a santidade cristã está ligada ao altíssimo preço que foi pago pelo nosso Cordeiro puro e sem mácula.

Nenhum comentário: