quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

“NÃO ÉS QUENTE, NEM ÉS FRIO” (3)



                            
“Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca” (Apocalipse 3:16)
                               DEUS À PROCURA DE FRUTO
        Oh! Quão triste foi a colheita de juízo sobre Israel! Deus procurou uvas boas, mas só havia más, péssimas. Por anos Deus enviou seus servos, até o tempo de Jeremias, mostrando paciência, compaixão e ternura, mas mesmo assim nada impediu que inimigos ferozes chegassem para destruir o povo judeu. Por que Deus destruiu Israel? Porque a nação não servia para os propósitos santos de Deus; a infidelidade do povo fez com que o nome do Senhor fosse deturpado e em Ezequiel duas vezes Deus afirma que ele haveria de santificar seu glorioso nome, o qual foi motivo de zombaria devido a desobediência da nação.
        Em Apocalipse vemos que a linguagem de Cristo em relação à igreja de Laodicéia é a mesma. Ele também diz a mesma coisa em relação aos fariseus, porque eles ficaram escandalizados com as palavras do Senhor. Mas o que Jesus falou aos discípulos? “...Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada” (Mateus 15:13). Nosso Senhor não usou de lisonjas com aqueles homens perversos, travestidos de religiosos e piedosos. Eles eram instrumentos do diabo a fim de perverter a nação; eles utilizavam da lei de Moisés, a fim de se elevar aos olhos do povo, como se fossem aqueles que sucederam Moisés, bem como escravizar o povo com suas exigências legalistas.
        Sabemos que “fruto” é resultado da obra de Deus na vida dos salvos. Os discípulos do Senhor representavam a igreja de Deus, quando Jesus lhes disse: “Eu sou a videira verdadeira, vós os ramos” (João 15:1). Por que ele usou a ilustração de uma planta frutífera? Porque Deus quer fruto na vida de cada crente. Em Gálatas 5 Paulo fala sobre o fruto do Espírito, resultado de uma vida espiritual que vive da palavra e da obediência ao Espírito Santo. Fruto no viver indica que a pessoa é crente; que habita nela o Espírito de Deus; que a palavra de Deus está ali em seu coração. Fruto glorifica a Deus e faz com que a pessoa seja útil nesta vida. Para que uma planta inútil? Sem fruto no viver significa que a vida mostrará ser cheia de espinhos e abrolhos, motivo de juízo da parte de Deus.
        Quando Cristo – o Senhor das igrejas – fala às sete igrejas em Apocalipse 3, ele sempre dirige-se a cada uma delas dizendo: “Conheço as tuas obras”. Aqui o Senhor está mostrando que ele conhece sua igreja, seu povo e que a vida de cada crente há de manifestar fé genuína, cheia da vida verdadeira. A fé verdadeira prova vida verdadeira. Fé para Deus dará sinal de obras feitas no poder de Deus e não na energia da carne. Tiago mostra na vida de Abraão e Raabe o que significa a atuação da fé. No caso de Abraão, este provou que amava a Deus numa obediência impar, quando ofereceu seu filho Isaque para ser imolado. No caso de Raabe, esta mulher teve uma fé corajosa quando acolheu os espias e tomou o lado do Deus de Israel.
        Assim pude mostrar que as palavras de Jesus com relação à igreja de Laodicéia usando as palavras: “Conheço as tuas obras” significa a mesma coisa que Deus usou quando disse a Israel sobre a vinha que produziu uvas ruins. Então pude preparar o cenário de uma forma bíblia, a fim de mostrar os perigos que envolvem tantos que nestes dias mostram que participam da igreja Laodicéia e não da Filadélfia.
        Que o Senhor venha abrir nossos olhos! Que minhas simples palavras venham ser como fogo, queimando os corações e despertando um santo temor naqueles que ainda não perceberam as terríveis ciladas usadas pelo diabo em nossos dias tão perigosos.

Nenhum comentário: