sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

DESPREZANDO O EXCELENTE (4)




“A alma farta pisa o favo de mel, mas para o faminto todo amargo é doce” Provérbios 27:7

                   A PUREZA DA PALAVRA: “o favo de mel”.
        É claro que quando falo da pureza da palavra de Deus entendemos que me refiro às Escrituras originais, porque o que temos em mãos são traduções, e qualquer tradução trará consigo seus erros. Por essa razão é muito importante que qualquer pastor conheça as línguas originais (hebraico e grego), a fim de que possa orientar o povo de Deus com sabedoria e discernimento no manejo da palavra da verdade. Satanás não cansará em suas tentativas de manchar a palavra de Deus, a fim de causar descrédito. Mas os crentes genuínos devem saber que da boca do Senhor não saem mentiras, porque ele é o Deus da verdade, por essa razão essas maravilhas que nos foram entregues devem ser vistas pelos santos como o “destilar dos favos”.
        Referindo ainda à pureza da palavra, meditemos também na forma como Deus se revelou em através do seu livro. Como poderíamos conhecer o Senhor? O que precisávamos saber acerca de nosso Deus já nos foi revelado. Não precisamos de outros meios; não carecemos de sonhos, visões nem daquilo que videntes deste mundo tentam passar. A bíblia é completa; toda casa está pronta com sua estrutura e ornamentos; tudo o que precisamos para nosso ser, nossa mente e até mesmo para nosso corpo recebemos na bíblia. Quem lê o livro de Deus continuamente passa a conhecer seu Deus; nossos olhos da alma são abertos; nossa visão é ampliada e nossos corações passam a estar cheios de sabedoria, discernimento, juízo e capacidade de julgar.
        O mundo está cheio de divindades pagãs, fabricadas pela corrupção dos corações enganosos e enganados dos homens. Mas os que se esmeram em aprender a verdade revelada passam a conhecer o Senhor Deus em sua santidade, justiça, amor, retidão, glória, soberania e atividade aqui. O que foi revelado é tudo o que precisamos, mas não foi limitado. Não lidamos com miséria no conhecimento de Deus; não foram colocados centavos na conta daqueles que creem. À medida que avançamos no percebemos que estamos lidando com coisas eternas; com assuntos que vão se multiplicando à medida que avançamos na fé e na humildade perante o Senhor.
        O amor de Deus é um tema tão precioso, mas sem uma disposição em conhecer esse amor, ficaremos na superfície, vendo as espumas e não mergulhando em sua imensidão. O amor de Deus vem desde a eternidade, mergulha no tempo aqui e entra na eternidade. Esse amor acena para os eleitos dizendo: “Com amor eterno te amei”. Quando nos envolvemos na verdade é como se acendêssemos a luz; a voz desse amor sussurra-se em nossos ouvidos e assim passamos a querer mais. Somos os alvos desse amor; foi um amor sacrificial, que levou o próprio Deus a se tornar semelhante a nós em tudo (exceto no pecado).
        Eu sou amado dele? Eu fui marcado para ser precioso para ele? Eu um perdido pecador, miserável, condenado, vil? Os crentes logo percebem o quanto precisam dessa verdade no viver; logo percebem que essas palavras funcionam como alimento para a alma e forças para o viver. O pecado nos atirou num vácuo; fomos iludidos pelo nosso próprio orgulho quando decidimos seguir o pecado e obedecer a voz da serpente ali no Éden. O meu Deus revelou esse amor para mim e quer que eu saiba o quanto ele me ama, dia a dia, momento após momento.
        Oh! Pobres palavras de um homem que não tem sabedoria para descrever tal amor! Mas sei que meus esforços não são inúteis, se puder aqui despertar o povo de Deus para essas verdades. O Deus que não pode mentir deixou seu livro escrito, um documento mais precioso do que qualquer tesouro deste mundo. Apeguemo-nos a esse livro! Busquemos essas maravilhas, como se estivéssemos cavando à busca de tesouros.

Nenhum comentário: