terça-feira, 16 de janeiro de 2018

DESPREZANDO O EXCELENTE (6)




“A alma farta pisa o favo de mel, mas para o faminto todo amargo é doce” Provérbios 27:7

                   A PUREZA DA PALAVRA: “o favo de mel”.
        Por que desprezar a palavra de Deus? Por que deixa-la de lado? Por que não buscar seus ensinos perfeitos, preciosos, sábios e úteis para a vida? Não é isso o que está acontecendo em nossos dias? Não vemos um número crescente de pessoas que não se interessam pelas riquezas eternas, reveladas a nós? O fato que grande número de pessoas possui bíblias, não significa interesse que advêm de corações tementes. Milhares sentem a presença da bíblia como algo que dá sorte, traz bênçãos na vida e que espanta o mal. Minha luta é para incentivar os santos a voltar de coração para a palavra, não somente na igreja, mas no dia a dia, em casa, guardando nos corações para que sejam os ensinos e promessas lembrados em qualquer ocasião e em qualquer lugar.
        Se o Salmista disse: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmo 119:11), então é certo que não há arma mais poderosa do que a bíblia no coração, a fim de tornar os crentes, pessoas poderosas e triunfantes neste mundo. O mundo se vangloria em seus pecados e maldades; para muitos há heroísmo em determinadas maldades. Mas os verdadeiros crentes não aceitam esse estilo de vida mundana, conforme o ensina e recebe. Como podemos entender o viver puro, santo e cheio de sabedoria de Daniel e seus três amigos na corte babilônica? O que levou aqueles homens a serem fortes, decididos, corajosos e fieis? Só há uma resposta: Aqueles homens tinham a palavra de Deus em seus corações; aquilo que eles aprenderam na infância foi suficiente fazê-los brilhar num ambiente sujo, idólatra e infame.
        A queda no pecado sempre é precedida por negligência a palavra de Deus. Não me refiro a pecados na área da imoralidade e outras atividades feias até mesmo aos olhos do mundo. Falo de desvios da verdade; falo de abandono dos santos caminhos, de propósitos firmes, etc. O mundo é um campo minado de atividades das trevas. Sem uma contínua observação à palavra de Deus; sem uma contínua busca pelos suprimentos de poder e força, não há quem possa resistir ao poder envolvente do pecado neste mundo.
        Também posso acrescentar aqui o quanto as hostes infernais trabalham na área religiosa neste mundo. Satanás hoje oferece “boas” opções no mercado religioso. Suas atividades consistem em sentir a presença de Deus, em ter cultos sensacionais, os quais levam os homens à buscarem um viver espiritual anti-bíblico. Tudo isso funciona como meios pervertidos, a fim de afastar os crentes da verdade revelada e dos deveres que temos no viver. Então, a luz que brilha num ambiente assim logo é apagada quando saímos de lá. Assim satanás leva milhares a uma tranquilidade perigosa e sentimentos de bem-estar que parecem ser de Deus no coração.
        Mas a palavra de Deus é tudo o que nós os crentes precisamos. É nossa comida, bebida, força, sabedoria, poder, etc. Crentes que amam a palavra são vencedores, têm fé firme e inabalável num mundo onde tudo é incerto. Precisamos de homens e mulheres seguros do que creem; precisamos daqueles que não fogem quando enfrentam lutas e provações; precisamos daqueles que têm seus olhos abertos e presenciam os perigos espirituais; precisamos de homens e mulheres de oração, que temem a Deus dia a dia; precisamos de homens e mulheres que em seus lares ensinam a verdade acerca de Deus aos seus filhos.
        Ora, quem faz tudo isso? A palavra de Deus. A palavra de Deus no coração revigora os músculos espirituais, renovam os velhos e fortalece os mais jovens. O mundo se assusta ante o poder da palavra; satanás é afugentado quando a fé dos santos mostra que reverencia a Deus somente; as almas são salvas quando o ambiente é carregado de fervor por causa da revelação de Deus.

Nenhum comentário: