quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

OU ESTÁ VIVO, OU ESTÁ MORTO (12)




“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
AQUELES QUE ESTÃO MORTOS: “... o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho”
        Eu estou certo que muitos não levam a serio a verdade da morte espiritual. Estamos tão acostumados com a morte física aqui, que não cogitamos as realidades eternas e seus perigos que envolvem a alma. Por essa razão quando a bíblia trata do estado espiritual do homem como morto diante de Deus, a tendência é não considerar isso no íntimo. Mas o fato é que a palavra de Deus trata desse fato com vigor; estamos lidando com a mais poderosa morte – a morte espiritual e seus resultados terríveis no corpo aqui e na eternidade.
        Satanás sabe dessa condição dos homens, por isso ele tem os mortos em suas mãos: “...o mundo inteiro jaz no maligno” (1 João 5:19). Se os homens estivessem espiritualmente vivos, as evidências seriam de amor real a Deus, santidade de vida, desejos espirituais e liberdade para caminhar rumo ao céu. Se os homens estivessem espiritualmente vivos, não seria necessária a morte de Cristo na cruz, a fim de libertar o perdido do pecado e de suas consequências eternas. Se o homem estivesse espiritualmente vivo, a história da queda seria motivo de zombaria e tudo neste mundo seria completamente diferente da situação que presenciamos agora.
        Olhemos para o mundo com os olhos da fé abertos; vejamos a condição dos homens aqui; como amam a mentira; como amam o pecado e como são levados para o abismo sem qualquer consciência dos perigos eternais que lhes esperam. O livro de João é o livro que mais trata dessa triste condição dos homens e nosso Senhor expressa essa verdade em poucas palavras: “Eu vim para dar vida”. Se ele veio para dar vida, então o mundo é um verdadeiro cemitério, onde Deus está realizando impressionantes milagres, ressuscitando mortos. Todo meu esforço é concentrado em mostrar os traços claros de defuntos espirituais achados naqueles que ainda não passaram da morte para a vida.
        Os homens mortos em seus pecados normalmente são fantasiados com atividades religiosas. O mundo está carregado de idolatrias, superstições e esforços carnais por aquilo que parece ser de Deus, mas que não passa de mentiras. Em nossos dias satanás tem lutado para iludir os homens com atividades que parecem bíblicas. Ele encheu tudo de superstição, de louvores, de sentimentos espirituais e de aparência de piedade. Mas os homens continuam espiritualmente mortos. Por fora eles parecem vivos, mas não há sinais do novo homem em Cristo, conforme o evangelho santo produz. A maior luta do evangelho bíblico hoje é arrancar todo esse aparato perigoso que envolve os homens, a fim de chegar com a mensagem santa até o coração, pois é ali que está o problema.
        Os homens não estão vivos porque falam de Deus, sentem fortes emoções religiosas, ou até mesmo falam versos bíblicos. Desejos expressos em músicas não significa que são desejos provenientes de almas que nasceram de novo. Quando homens e mulheres se convertem ao Senhor, imediatamente passam a ter o temor; imediatamente nascem em seus corações santos desejos de obedecer a Deus. É Satanás quem eleva os homens às alturas de uma felicidade perigosa e dos mais pervertidos enganos promovidos pela natureza carnal. Quando ele se apresentou a Jesus por ocasião da tentação, ele usou palavras bonitas, religiosas e sedutoras. O pai da mentira, porventura mudou? Claro que não!

Nenhum comentário: