quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

CHAMADA AO ARREPENDIMENTO (10 de 10)




“Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:32).
NÃO CONHECENDO O LUGAR DE ARREPENDIMENTO.
        O que acontece quando os homens desconhecem o lugar de arrependimento? Há, porventura, outros meios que possam ser usados, a fim de atrair o homem a Deus? Pergunto assim, porque sei o quanto o sistema evangélico atual tem se comportado como um forte oponente à palavra de Deus. Hoje têm milhares de meios usados, a fim de atrair os homens a Deus. Danças, coreografias, instrumentos musicais, peças teatrais e até mesmo palhaços estão trazendo diversão ao povo, no afã de conquistar os corações para Cristo (segundo o que eles pensam).
        Mas o fato é que não estamos lidando com coisas dos homens. Quando queremos construir uma igreja que tenha muita gente ali, então usaremos todos os meios que pudermos para atrair as pessoas para o local de nossos cultos. Mas, quão perigoso é esse atalho! Os homens gostam de shows, festas e músicas, especialmente nestes dias tão carregados de programas que alegram os homens e que trazem entretenimentos. Mas nada disso leva os homens ao conhecimento de Deus e de sua salvação. Quando lemos acerca do ministério dos apóstolos percebemos que eles jamais procuraram outros meios fora da pregação, a fim de anunciar a verdade aos corações.
        Assim, sem que os homens sejam atraídos por Deus para o arrependimento é certo que eles continuarão do mesmo jeito. Notemos a atitude empedernida de Faraó em relação às palavras de Deus por meio de Moisés. Mesmo vendo o quando Deus agia poderosamente através das pragas, ele era abalado só no momento, até que passasse o momento de terror, então tudo voltava a funcionar como acontece normalmente com os homens. Podemos lembrar bem do perverso Herodes, pois quando Jesus foi enviado a ele, o que ele esperava era que Jesus se comportasse diante dele realizando curas e milagres. É disso o que os homens gostam.
        O fato é que no pecado os homens vivem se escondendo de Deus; eles têm medo daquilo que descobre seus corações perversos; eles ficam contentes e sentem bem num ambiente de música e abarrotados desses entretenimentos modernos, e até mesmo querem se tornar “crentes”, porque acreditam que essas coisas fazem bem e que Deus é um “amigão”. Félix, o governador foi visitar Paulo na prisão, mas quando ouviu a mensagem pregada pelo homem de Deus, então sua melhor opção foi fugir espavorido daquele lugar. Os homens, deixados em seu estado natural, estão prontos a prosseguir no orgulho inflamado pelo pecado no coração. Só Deus pode abrir os olhos do pecado, caso contrário eles continuarão cegos e brincando perto da fornalha eterna. Eles creem que têm livre-arbítrio e que eventualmente tomarão a decisão de seguir a Cristo.
         Creio que essas páginas foram suficientes, a fim de alertar a todos que todos devem conhecer o lugar de arrependimento; que oramos para que Deus atraia pecadores em nossos dias tão cheios do orgulho do rei dos orgulhosos – o diabo. É no lugar de arrependimento que os homens contemplam sua miséria e é nessa miséria que eles têm seus olhos abertos para ver quão grande é o Salvador e a salvação conquistada na cruz. Sem o arrependimento que vem de Deus os homens são leves e levianos, levados pelos ventos de enganos que tanto sopram neste mundo. No arrependimento eles ficam cercados pela presença de um Deus de amor. Pregar sobre isso custa caro para o pregador, mas se amamos os pecadores devemos amá-los. O alvo é a glória de Deus por meio do evangelho, somente assim Deus opera em sua liberdade de salvar poderosamente os pecadores. Hoje é o tempo para que todos se arrependam e se convertam a Cristo de todo coração!







Nenhum comentário: