quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

OU ESTÁ VIVO, OU ESTÁ MORTO (8)



                              
“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
                               OS SINAIS DE VIDA ETERNA
        Quando o homem é vivificado pelo poder do Espírito Santo e da Palavra, certamente a nova vida o fará corajoso para enfrentar as adversidades deste viver terreno. É claro que em muitos crentes, pode ocorrer momentos de crises e fortes desânimo, mas nunca ao ponto de querer por um final em sua vida pelo suicídio. Elias se sentiu triste, sozinho e desanimado, mas o que ele queria era que Deus mesmo tirasse sua vida. A graça de Deus normalmente chega para mostrar aos santos que em tudo há um trabalho soberano por detrás daquilo que é apenas aparência. Notemos na vida de Jó que aconteceu a mesma coisa com ele, pois chegou a um ponto quando queria que Deus desse um fim em sua existência terrena. Mas, tudo isso ocorreu porque ele não estava entendendo o trabalho soberano e gracioso, envolvendo sua vida em tantas aflições, a fim de que se tornasse um modelo para as vidas aflitivas dos santos aqui na terra.
        Os mundanos encontram coragem neles mesmos, mas muitos podem chegar aos momentos cruéis, quando não veem outra razão de viver aqui, por isso chegam ao suicídio. Os salvos encontram força e vigor na graça; eles sabem que são fortes quando veem suas fraquezas. Assim podemos afirmar que a vida em Cristo dá pleno sinal de vigor quando vemos a disposição de coragem para avançar na peregrinação desta vida. O Senhor em seus conselhos e orientação aos discípulos, jamais mostrou a eles um caminho fácil na jornada que teriam pela frente. Ele declarou que neste mundo enfrentariam aflições, mas em seguida deu-lhes coragem com a vitória Dele sobre este mundo. A vida em Cristo é real e os crentes não vivem de sonhos, como vivem os mundanos. Eles sabem que aqui é luta e sofrimentos e que a perfeição virá para sempre na glória eterna.
        Há também no salvo os sinais de santidade no viver. Uma salvação sem clara demonstração de santidade no viver certamente não é salvação bíblica. Quando o sangue era, simbolicamente colocado na orelha direita, no dedão da mão direita e no dedão do pé direito do sacerdote, imediatamente vinha o azeite colocado nos mesmos lugares. O azeite era o símbolo da presença do Espírito Santo e isso significa que o quanto a salvação (no sangue) leva à santidade (no azeite). Com tristeza foi espalhada a mensagem de uma salvação que tanto barateou a graça de Deus. Assim, elementos que jamais conheceu a verdadeira salvação que santifica passam a externar que têm certeza de uma salvação que jamais receberam da parte de Deus.
        Ora, a bíblia está cheia de exortações aos crentes para que eles andem em santidade aqui. Não há exortação para que eles sejam salvos novamente, porque salvação é imediata e total. Mas santidade é contínua no viver. A santidade mostra que nasceu um novo homem em Cristo e que um filho de Deus agora brilha neste mundo, como uma verdadeira luz. Assim, se há santidade então há vida. Se não há vida a pessoa está morta. Mesmo que por fora tudo parece indicar que está funcionando para Deus, entretanto, há ausência de vida interna. O trabalho do Senhor neste mundo é dar vida aos mortos. Nosso Senhor assegura em João 5 que ele e o Pai estão neste mundo vivificando mortos. Não é maravilhosa essa verdade?
        Você pode detectar esse sinal de vida espiritual em sua vida?

Nenhum comentário: