segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

CHAMADO AO ARREPENDIMENTO (8)




“Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:32).
O LUGAR DE ARREPENDIMENTO.
        Qual é o lugar de arrependimento? O que realmente significa isso? Creio que é o lugar onde todos os homens deveriam estar com seus corações contristados e cheios de sincera confissão. Fora disso a vida consiste em andar sem Deus aqui; submissa ao pai da mentira e sob os perigos da ira de Deus. O lugar de arrependimento é o lugar no qual todos os convertidos chegaram, como Abel, Enoque, Noé e todos os que foram chamados à salvação. O lugar de arrependimento é o lugar onde o homem há de tornar-se verdadeiramente homem. O pecado nos tirou a coroa da imagem de Deus, que na criação colocou em nossas cabeças. No pecado os homens deixam a posição de homem e se tornam medíocres; no pecado descemos abaixo da natureza criada e tornamo-nos desprezíveis.
        Posso afirmar também, que no lugar de arrependimento, mesmo sendo tão humilhante à nossa natureza tão soberba é o lugar marcado para o encontro entre o Deus de amor e o pecador caído. Não há um lugar tão belo, tão seguro, de tanta felicidade como esse lugar. É incrível como os homens fogem de lá; é incrível como a presença do amor do Senhor e da sua glória salvadora fazem com que os homens batam retirada. Enquanto Saulo cai perante o Senhor no lugar do arrependimento, eis que seus companheiros fogem espavoridos dali. Isso significa que Deus mesmo preparou esse lugar e que, quando ele chama homens e mulheres eles são levados para lá pela força da graça. Fora desse lugar tudo é escuridão e os homens ficam encurralados pelos perigos que podem destruir suas almas para sempre.
        No lugar de arrependimentos os homens conseguem ver a realidade da vida, como ela é à luz da glória de Deus. A mulher adúltera, conforme a narrativa de Lucas 7, aos pés de Cristo ela pode compreender o que a vida quando os homens encontram o perdão e o amor de Deus. No lugar de arrependimento tudo fica circundado pela luz da graça salvadora; o mundo perde seu brilho e a esperança desta vida passageira logo se desvanece. Não foi assim com o ladrão na cruz? Assim que brilhou a glória do Salvador bendito em sua presença, eis que tudo o que ambicionava ter e todo lucro desta vida caíram por terra, assim que viu a porta da salvação aberta à sua frente (Lucas 23).
        Quando homens e mulheres são levados ao lugar de arrependimento, eis que o modo de viver se torna cheio de sabedoria. O temor ao Senhor faz com que agora ele enxergue o quanto seu passado não passou de loucura. Quando o homem é salvo ele não quer mais saber do seu antigo caminho. Andar sem Deus, nunca mais. Agora há um pastor fiel para cuidar de uma pobre ovelhinha que antes vivia errante. Quão terrível é o pecado! Pois ele age guiando os homens no orgulho e tapando os olhos para que não vejam a realidade eterna daquilo que está ao seu derredor.
        Não há nada de luz aqui que possa fazer os homens enxergar a verdade, conforme a palavra de Deus mostra. Não há nenhuma parte no homem que ficou sem o efeito do pecado e da morte. Ele é cego, surdo, mudo, paralítico e todas as funções da mente, das emoções e da vontade estão imersas em plena escuridão. Quando Deus chama os homens ao lugar de arrependimento, eis que milagres acontecem; o poder da graça entra em ação e tudo passa a funcionar corretamente.
        Sendo assim, não devemos nós os pregadores pregar sobre o arrependimento? Tira essa mensagem e satanás agirá com todas as suas manobras de mentiras religiosas. O evangelho convoca homens e mulheres, a fim de que conheçam o Salvador e Senhor e não os mediadores que aparecem aqui. Quer conhecer o Salvador? É seu desejo no coração? Então é certo que você já foi chamado para o lugar de arrependimento.

Nenhum comentário: