quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

OU ESTÁ VIVO, OU ESTÁ MORTO (9)




“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
                               OS SINAIS DE VIDA ETERNA
        Posso ir mais longe para afirmar que os sinais de que a pessoa tem a vida que há no Filho de Deus é pela mudança que agora pode se ver em sua linguagem. O modo de falar denuncia o que a pessoa tem no coração. É claro que o novo crente luta com maus costumes que adquiriu durante o viver no pecado. Aliás, algumas atitudes no falar não saem facilmente do viver, pois vai depender de muita luta, oração e disposição de colocar em prática a palavra de Deus no coração. A natureza carnal sempre está acenando e apresentando seu exército do mal para o crente sincero.
        Mas tudo isso é desafio para o crente sincero, pois ele quer realmente honrar o Senhor por meio da sua linguagem. A bíblia está cheia de exortações, a fim de que os crentes deixem a linguagem profana, suja, podre e ofensiva, a fim de colocar no lugar a linguagem pura, perdoadora e edificante, conforme o modo de vida em Cristo. Uma constante atitude de ódio, ofensa, imoralidade aparecendo na linguagem sinaliza que o homem velho em Adão continua vivo lá dentro. Conheci um homem que dizia ser salvo, e que até mesmo era chamado de pastor, mas suas palavras denunciavam seu coração perverso, pois não falava uma frase sequer sem usar palavras imorais. O mundo hoje está cheio desses atos perversos, e eles contaminam o ambiente.
        Um dos mais maravilhosos trabalhos da graça no homem é purificar seus lábios. O que a bíblia ensina é que quando o coração é mudado para um novo coração, então suas palavras se tornam diferentes, edificantes e cheias de temor. O ladrão na cruz mostrou isso, porque momentos antes da sua conversão expressava aquele linguajar arrogante e desafiador contra o Senhor. Mas assim que Deus operou em seu ser, eis que logo palavras humildes, de confissão e de verdade brotaram em seus lábios. Aquele, cuja boca mostra sujeira em suas palavras realmente está morto em seus pecados. O homem velho no coração não pode mostrar palavras de amor, palavras que glorificam a Deus no viver.
        Outro sinal de que há vida é mostrado num constante temor ao Senhor. Ah! Como falta isso em nossos dias! O evangelho humanista não lida com o coração do homem, porque a salvação é visto como um mero crer racional, sem qualquer desafio de arrependimento e conversão ao pecador. Normalmente quem faz apenas uma decisão sem qualquer convicção de pecado, realmente não terá qualquer poder para mostrar que há um novo homem no íntimo, o qual tem o temor do Senhor e que anda constantemente nesse temor. A bíblia nos mostra que a conversão é revelada em temor ao Senhor. Quando Deus opera mudança no homem há sinal evidente de novo nascimento, de interesse por andar com Deus e com o povo de Deus aqui. A certeza de salvação não é algo que eu determino em minha vida. A certeza é mostrada pelo fato que estou andando para o céu e enfrentando toda oposição contra o mal na caminhada.
        Finalizo este ponto mostrando a esperança da glória é sinal de que há vida celestial no novo homem. Os salvos têm agora em seus corações a canção da redenção; eles sabem que foram salvos e libertos da condenação, a fim de participarem da glória eterna com Cristo para sempre. O homem morto pode pensar no céu e alimentar uma esperança de ir para lá, mas a verdade é que seu coração está ligado aqui. Ele ama o mundo e faz parte dessa sociedade, e nada há que possa tirá-lo do prazer de ter uma vida melhor neste mundo que jaz no maligno.

Nenhum comentário: