segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

DESPREZANDO O EXCELENTE (5)




“A alma farta pisa o favo de mel, mas para o faminto todo amargo é doce” Provérbios 27:7

                   A PUREZA DA PALAVRA: “o favo de mel”.
        Lembremos sempre o quanto a palavra de Deus é Deus se revelando a nós seres humanos. Ela é pura e permanecerá para sempre pura. Que entremos sempre nesse rio cujas aguas são cristalinas; que santifiquemos nosso ser continuamente nesse lugar santíssimo; que fortifiquemos nossa fé ao deixar que a verdade tome posse de toda nossa emoção, pensamento e determinação.
        Consideremos também o fato que Deus revelou a nós seus planos eternos, mediante os quais seremos para sempre beneficiados. Quem não ama a palavra de Deus vai considerar esse livro como um fel e não como mel. Por quê? A razão é que o livro santo é mais doce que o mel para quem foi santificado pela graça. Muitos quando veem a bíblia fogem de sua verdade; mantêm o livro fechado com medo que as “abelhas” vão lhe atacar; outros tomam a Escritura como um objeto para fins supersticiosos. Mas não é esse o objetivo da palavra de Deus. Os crentes logo deparam com seu sabor e se apoderam dele. Os santos recebem força em forma de consolação. O livro de Deus é o sustento para as horas de tristeza, angústia e provações; os que sofrem correm para buscar alívio, promessas e consolo quando neste mundo nada podem encontrar. O Espírito Santo aprouve usar a sua palavra para nos guiar pela verdade. Em nada o Senhor nos engana; não somos ludibriados no caminho santo, enquanto abraçamos essas maravilhas e as recolhemos nos nossos corações. Entremos na casa de um crente para que vejamos que por todos os lados os versos bíblicos funcionam como favos de mel sendo saboreados por aqueles que precisam.
        Encaremos também a força da palavra de Deus saindo dos lábios dos que a amam. Nossa natureza maligna e perversa é vencida quando enchemos nossos corações com santos e preciosos versos, e eles aparecem como armas para vencer o mal. Os santos ganham confiança no combate contra as maldades que tanto prevaleciam enquanto estavam no pecado. Como eles conseguem vencer a ira, a amargura, a vingança; como eles conseguem se erguer para mostrar o quanto a palavra de Deus faz um homem ser forte, na excelência da força da graça.
        O mel é para todos os que se apoderam de sua doçura e de seus benefícios. Assim é também a palavra de Deus. Para os arrogantes e cheios de confiança em si mesmos, a palavra de Deus não tem qualquer valor. Mas já vi crentes simples e até idosos mostrarem o quanto eram mais fortes e capacitados para viver. Por fora o tempo desgastou seus corpos, mas por dentro mostravam bravura e heroísmo na confiança em Deus. Muitos santos não conhecem as profundezas da teologia bíblica, mas eles se apoderam dos nutrientes do amor, da luz que provem da cruz e das promessas de um Deus que não pode mentir, e assim marcham juntamente com os outros para a glória eterna.
        Oh! Quão grande é a história da redenção! Tem um nutriente mais saboroso do que isso? Não é verdade que a história de Cristo é mais doce que o mel? Paulo constatou isso em sua própria alma, pois sua vida foi inundada de um santo prazer por conhecer aquele que um dia lhe amou e se entregou por ele. Onde acharemos o mesmo mel, senão na palavra de Deus? É triste ver o desprezo que muitos mostram pela verdade em nossos dias! É triste como satanás encheu este mundo de seus melados misturados com venenos!
        Não é um momento para um avivamento? E o que é avivamento verdadeiro? Não é ver homens e mulheres voltando de coração para a verdade escrita? Que seja assim em nossos dias tão maus e perversos!

Nenhum comentário: