quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

DESPREZANDO O EXCELENTE (11 de 11)




“A alma farta pisa o favo de mel, mas para o faminto todo amargo é doce” Provérbios 27:7
                                                       A ALMA FAMINTA
        É claro que a palavra de Deus é amarga para a natureza corrompida do homem. Muitos crentes pensam que sentirão continuamente o sabor desse favo de mel, mas a verdade é que se não houver uma atividade firme em buscar a palavra de Deus diariamente, logo a carne ganha vantagens e começa a apagar o amor pela verdade escrita. A palavra de Deus é realmente amarga para a natureza adâmica, porque ela reflete a glória de Deus. Sabemos que a principal função do pecado é anular a glória de Deus na vida. Assim, quem despreza as maravilhas do Senhor, sua perfeição, santidade, amor, justiça, poder e graça, sem dúvidas vai desprezar o livro de Deus em sua vida diária.
        Uma das funções da bíblia é mexer com o coração arrogante do homem. A bíblia não lida com meras externalidades; ela vai diretamente ao âmago, assim como a lagartinha atinge o meio da maçã. Se a bíblia for usada apenas para satisfação carnal e egoísta da pessoa, ela será recebida por pessoas cegas, que enxergam apenas a vida aqui. Muitos hoje têm a bíblia como um instrumento de sorte e não como a palavra de Deus,  assim ela passa a ser um objeto de idolatria e não os avisos, instruções e advertências de Deus no que concerne aos perigos e bênçãos eternas.
        A palavra de Deus também é amarga para os que vivem uma vida carnal. O mundo e a palavra de Deus não combinam; o mundo é checado pelas Escrituras como sendo do diabo, como o lugar idealizado pelo pai da mentira, como um lugar de aflições e desespero, em função do trabalho da morte e do diabo. Os mundanos veem o mundo como sendo seu paraíso, por isso eles tratam a bíblia com desprezo, porquanto em nada receberão qualquer incentivo para continuar satisfazendo suas paixões e pensamentos terrenos. A palavra de Deus há de exibir a glória de Deus. Nada tem ali para impressionar uma alma incrédula. Suas histórias serão sem qualquer graça e suas mensagens serão sem qualquer valor.
        Mas por outro lado vale a pena meditar na doçura da palavra. Enquanto o mundo mostra que há doçura no pecado, a fim de alimentar os anseios carnais, a palavra de Deus eleva a alma, fortifica o homem no coração. Aquele que ama a palavra de normalmente é uma pessoa esclarecida. O crente não é uma pessoa levada pelos enganos daqui. Ele funciona como uma pedra, ele tem peso, enquanto o não crente funciona como uma pena, sendo levada por todos os ventos de mentiras que aparecem. Mesmo sendo uma pessoa sem qualquer instrução aqui, o crente é sábio e forte aqui. Percebemos essa diferença na vida dos sinceros, os quais não se afastam daquilo que está escrito. A palavra de Deus tem o poder de enriquecer a alma, de fazê-lo forte, destemido, cheio coragem para enfrentar os desafios, confiando apenas nas promessas.
        E para dar o ponto final nesse assunto, o salvo dá total valor à palavra. Aliás, ele recebeu a sua fé através da palavra (Romanos 10:17). Seus ouvidos foram abertos por Deus e assim ele pode entender acerca dessa tão grande salvação. A palavra de Deus tem poder para ressuscitar mortos, então pode esperar que Deus há de atuar no meio dos homens por meio da sua palavra pregada. O salvo também ouve a palavra de Deus. Ele quer estar na igreja e ambiciona se enriquecer na palavra. Ele considera a verdade escrita como sua vitamina, sais minerais, enfim tudo o que sua alma e até mesmo seu corpo precisam. Ele entende que tanto, fisicamente como espiritualmente veio da palavra.
        Também, é certo que o salvo se alimenta da palavra. A bíblia não é um livro isolado em sua vida. Ele a carrega para os cultos, mas também a carrega no coração para o serviço. O seu lar é abastecido com os santos ensinos e seus filhos são guiados na verdade conforme foi revelada. E você meu amigo, tem a palavra de Deus como sendo mais doce do que o mel em sua vida?

Nenhum comentário: