segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

OU ESTÁ VIVO, OU ESTÁ MORTO (10)



                             
“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
AQUELES QUE ESTÃO MORTOS: “... o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho”
        Tenho mostrado quais são as evidências de que alguém tem a vida que há em Cristo. Que jamais sejamos enganados pelo mundo, pelo diabo e por nossa própria natureza. Que sigamos estritamente a revelação bíblica, a fim de que nossa fé seja documentada pela fidelidade de um Deus que não pode mentir. Chegou o momento para que examinemos quais são os traços claros de uma alma que ainda está morta em seus delitos e pecados. O texto em poucas palavras traz a explicação: “...se mantém rebelde contra o Filho...”. A própria frase já tem sua própria explicação, mas como somos tão carentes de orientação, precisamos de palavras claras que possam nos ajudar no entendimento dessa verdade, tão misteriosa para a compreensão do homem natural.
        A primeira lição é que se quisermos conhecer o homem morto em seus pecados, certamente teremos de deixar de lado o aspecto puramente natural, porque estamos cercados de pessoas que andam, falam, divertem, trabalham; e olhando desse ponto de vista eles não aparentam que estão mortos. É exatamente aqui que nós normalmente caímos em erros terríveis. Quanto mais entrarmos nas profundezas do conhecimento do nosso Deus e de sua linguagem dirigida aos homens, veremos que os pensamentos e os caminhos dele são diametralmente opostos aos nossos pensamentos e caminhos.
É bem provável que este seja o real motivo de tanto afastamento da verdade, como presenciamos em nossos dias. Quando a verdade não é exposta de uma forma clara e definida, eis que satanás entra em imediata operação, fazendo com que os homens mortos venham a parecer que estão vivos.
        É simples a explicação bíblica, porque o morto é mostrado por Deus como alguém que não tem a vida que há no Filho. Pronto! Por fora pode ser bonito, religioso, educado e trabalhador, mas por dentro nada mostra que houve um novo nascimento e assim obteve um novo coração. Se não vermos o homem à luz daquilo que procede do seu coração, então imediatamente entraremos em confusão. A desobediência é tão ativa quanto a obediência. O que nasceu de novo obedece, o que não nasceu de novo é rebelde ao Filho. Também, importa que saibamos que a rebeldia é contra o Filho. Reitero isso porque homens podem parecer obedientes a uma igreja, ao pastor, aos bons costumes religiosos, e ainda permanecer rebeldes contra o Filho no íntimo. A luz da verdade não brilhou em seu coração; ainda não há qualquer traço de que há um novo homem lá dentro.
        Vamos ser bem prático nessa explicação. Examinemos o que constantemente sai da sua boca. Quando a vida em Cristo brota no coração, eis que há mudança no modo de falar; agora saem palavras de louvor a Deus, da palavra de Deus, palavras de santidade, de submissão ao Senhor, de prazer em saber que agora é salvo e que vai morar no céu. Não significa que a pessoa constantemente vai falar sobre isso, mas significa que todo seu estilo de vida aqui será temperado por coisas espirituais. Mas não é o caso do morto, porque ele pode sempre recusará submissão ao Filho. É bem verdade que ele falará de Jesus, mas é um Jesus diferente; falará de religião, mas é uma religiosidade adaptada ao seu sistema de vida. O que ele pensa ser religioso e espiritual, na realidade estará sempre condizente com a vida aqui e não com a vida eterna. Sua linguagem será sempre salpicada com o tempero deste mundo; estará sempre combinada com os interesses terrenos e não eternais. Assim, ele está provando que está morto.

Nenhum comentário: