quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

DESPREZANDO O EXCELENTE (3)




“A alma farta pisa o favo de mel, mas para o faminto todo amargo é doce” Provérbios 27:7

                   A PUREZA DA PALAVRA: “o favo de mel”.
        Com o salmista podemos dizer o quanto é pura a palavra de Deus! Quanto mais lemos o livro santo mais somos tomados de um espírito de adoração e de reverência diante desse milagre que temos em mãos. O mel é puríssimo quando nada contem de misturas colocadas pelos homens; queremos comprar o mel do jeito que foi produzido pelas abelhas. Assim também é a palavra de Deus. A fé não investiga as Escrituras, a fim de buscar solução para as curiosidades dos homens. A fé aceita o que está escrito, porque crê que é Deus falando, e pronto. A simplicidade da revelação é algo que chama nossa atenção. A forma como o Espírito Santo comunica a história da criação e toda história como nos foi revelada. Sabemos o quanto tudo foi colocado ali, a fim de que os corações dos mais simples dos santos fossem fortificados e assim pudesse adorar a Deus.
        A bíblia, como um livro é fácil de ser lido, pois tem começo e fim. Com firme propósito qualquer pode ler em pouco tempo. Alguns conseguem ler durante o ano; outros leem duas ou mais vezes ao ano. O que importa para os crentes é o conhecimento daquilo que foi revelado a nós. Ter esse livro em nossas mãos, em nossos lares, nas igrejas é um privilégio imenso, porque milhões de pessoas morreram sem jamais terem conhecido sequer um exemplar. Deus permitiu que nações ficassem sem sua palavra. Quando satanás é autorizado a castigar as nações, a sua primeira função é retirar a palavra de Deus. O inimigo das almas sabe bem o quanto os homens são facilmente levados por suas mentiras se não conhecerem as Escrituras.
        A bíblia é o verdadeiro favo de mel das almas. A bíblia, quando é recebida nos corações, quando é ensinada e pregada nas igrejas e nos lares torna-se um verdadeiro motivo de terror para os planos de satanás. Todo trabalho de satanás neste mundo consiste em manter os homens ocupados com suas mentiras. Tudo é natural e normal neste mundo, até que a palavra de Deus entre em ação. Os homens passam a conhecer sabedoria quando leem e ouvem a sabedoria de Deus. A bíblia entra no meio dos homens e conta a história dos homens do ponto de vista de Deus; suas histórias transcendem a mente dos mais intelectuais. Eu sou brasileiro e sei a história do meu país num contexto de quinhentos anos e com poucos detalhes. Mas Deus narra a história de toda raça, desde a criação. Através desse perfeito historiador – o Espírito Santo, eis que os homens de qualquer parte deste planeta, de qualquer língua e qualquer condição social podem sim saber o que precisam saber.
        Deus narra a minha e sua história do ponto de vista da verdade; ele quer que saibamos da queda, da nossa culpa em Adão e das consequências agora e na eternidade. O mundo não explica isso; não somos informados a respeito disso nem em faculdades. É a pureza da palavra que nos envolve com a realidade das coisas. Os milênios não alteraram nada nessa história, pois a pureza da revelação mostra que somos os mesmos hoje, como foram os homens antes do dilúvio. A bíblia não mostra nenhum homem da caverna, mas sim os homens que deixaram a glória de Deus em troca daquilo que não tem qualquer proveito. É o pecado que colocou os homens nas trevas, nas cavernas do diabo, na plena ignorância, sem saber da condição miserável em que vivem e para onde vão.
        Em poucas palavras podemos tomar um pedacinho desse favo de mel e colocar em nossas bocas, a fim de deliciar-nos com as maravilhas daquele que nos amou e que não nos deixou sem qualquer luz. Ter sua palavra significa que temos um verdadeiro tesouro aqui; que desprezar isso é um ato de loucura; que não buscar isso acima de qualquer tesouro terreno é atitude insensata. Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

Nenhum comentário: