quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

OU ESTÁ VIVO, OU ESTÁ MORTO (5)



                             
“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus (João 3:36).
OS SINAIS DE VIDA ETERNA
        Agora é o momento para que conheçamos os sinais de vida naqueles que receberam a vida eterna em Cristo. Lázaro voltou vivo para as suas irmãs Marta e Maria. O filho da viúva de Naim foi entregue com todos os sinais vitalícios em seu ser. Deus opera assim; ele não recupera mãos atrofiadas, olhos cegos e pés mancos. O que adianta tudo isso sem que haja vida? Por mais que eu chorasse muito, não queria minha mãe perto de mim após a sua morte. A sepultura era o lugar adequado para seu corpo inerte. Precisamos saber quais são os sinais vitalícios de que há vida espiritual em alguém, porque satanás pode fazer com que os mortos deem sinais de que estão vivos, quando realmente estão mortos.
        A vida que Deus dá ao pecador tem evidências claras de vida eterna, de vida espiritual e isso difere completamente da vida natural. Nós pensamos que as marcas são de costumes religiosos, participação em alguma igreja, etc. Quanto somos enganados! Os fariseus eram as pessoas que mais pareciam ser espirituais nos dias de Jesus na terra. Muitos daqueles homens, como Nicodemos, eram sérios no viver e proceder, pensando que alcançariam a ressurreição após a morte. Foi esse tipo de pensamento que ocupou a vida religiosa de Saulo de Tarso antes da sua conversão. As coisas espirituais exigem discernimento espiritual. Nicodemos foi conversar com Cristo e ali parou para ouvir coisas que jamais havia ouvido (João 3).
        Quando nosso ser é crivado pela verdade da revelação bíblica, então começamos a ver a realidade das coisas. Do nosso ponto de vista tudo parece igual aqui. Mas há nítida diferença entre o homem natural e o homem espiritual. Nós olhamos o homem natural e o admiramos, porque alguns deles têm traços de excelência moral, religiosa e de caráter. Esse é o nosso ponto de vista. Mas Deus não olha assim. Samuel entra na casa de Jessé e vê aqueles jovens fortes, bonitos e atléticos, então sua conclusão é que um deles está qualificado para ser rei em Israel (1 Samuel 16). Mas, qual foi a resposta de Deus? Não escolhi nenhum deles, porque não vejo a aparência, mas sim o coração.
        Amado leitor, Deus lida com os que têm a vida que há em Cristo. A vida que há em Adão, pode ser bela, educada e cheia de traços que tanto atraem nossos olhos. Mas para Deus nada disso tem valor, porque não há diferença. Para Deus tudo o que vem do homem natural foi manchado e atingido pelo poder da morte. Por essa razão Paulo diz aos crentes de Corinto: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhes são loucura, e não pode entende-las porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 3:14). O que estava acontecendo na igreja ali é que os crentes estavam dando valor àquilo que Deus não dá qualquer valor. Eles estavam fissurados pela cultura e não pela verdade da cruz.
        Amado leitor veja o homem natural. Ele pode ser amigo, bondoso, sociável, atraente e de bons costumes. Mas quando ele se depara com as coisas eternas, então tudo muda. A glória do evangelho bíblico é o único instrumento que descobre o coração e que mostra o quanto o homem no pecado odeia Deus. O homem só deixa de ser natural, morto e assim alheio à vida de Deus quando há conversão. É na conversão que tudo muda e o homem natural passa a ser homem espiritual. Por isso pregamos a mensagem certa, na certeza de que Deus chama os pecadores ao arrependimento. E é esse o objetivo dessas mensagens escritas.

Nenhum comentário: