quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

OU ESTÁ VIVO, OU ESTÁ MORTO (4)



                             
“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus (João 3:36).
                AQUELES QUE ESTÃO VIVOS: “Quem crê no Filho tem a vida eterna...”.
        O crer que aparece no texto revela que é diferente, que é uma obra sobrenatural de Deus no coração do perdido. O texto mostra que o verbo está no presente ativo: “Quem crê no Filho...”. Não diz: “Quem creu”. Creio que isso é de fundamental importância, especialmente devido ao ensino humanista acerca da fé. Para muitos basta uma fé simples no salvador e a pessoa está salva. Já ouvi alguns falarem que creram em Jesus que puseram sua confiança nele. Não estou duvidando dessa fé, mas em geral percebe-se que muitas dessas pessoas logo deixam de crer e voltam para um sistema de vida mundano e distante dos ensinamentos da palavra de Deus.
        Porém, o verbo no presente “Aquele que crê...”, no grego é um particípio presente ativo e pode bem ser traduzido: “O crente...”. O verso transmite a ideia de uma fé que começa na salvação e que continua crendo. Não é uma fé momentânea; não é uma fé que aparece de repente, recebeu um ingresso para a vida eterna e depois virou cinzas. Milhares podem dizer que creram em Cristo para a salvação; milhares podem falar da experiência de que um dia aceitaram esse salvador em suas vidas. Mas a fé persevera? É uma fé ativa e constante que atua em seu coração? É a fé que continuamente é provada e revela que é santa no viver e justo no proceder? É a fé que recebeu a palavra da verdade no coração e que essa palavra continua acesa na alma? É a fé que obedece a verdade e que aguarda na santa esperança a ida para o céu, a fim de habitar para sempre com seu salvador e Senhor?
        Se foi essa fé, então bendita é ela, porque demonstra que foi obra do Espírito Santo; demonstra que ela suporta o fogo das provas e que não é como agua que desce diante dos obstáculos. A bíblia está cheia de exemplos de homens e mulheres que demonstraram fé perseverante e que o resultado foi de um heroísmo incrível. Essa fé que creu no Salvador para sua salvação mostrou que tem força para subir acima das adversidades desta vida e assim glorificar a Deus.
        Mas a bíblia também mostra a fragilidade da fé de muitos, porque começaram bem, mas mostraram que não foi feita do ouro puro do céu. Quem pode duvidar que Judas creu? Ele tinha fé no Messias? Claro que tinha! Mas sua fé foi como uma nuvem que passa, pois assim que surgiram as pressões do diabo, aquele homem mostrou a quem seguia e quem era seu Senhor – o diabo. A mulher de Jó mostrou que era uma crente ao lado do seu marido enquanto a vida era uma beleza em termos de prosperidades. Mas quando chegaram os horrores do diabo para assolar sua casa e seus bens, então ela mostrou quem era ela de fato. A fé natural equivale à incredulidade; é a falta de fé sendo batizada de crente, quando realmente é uma descrença e rebelião no íntimo contra Deus.  
        Noutras palavras, essa fé natural pertence aos mortos espirituais. Quem é que não crê em Deus e em Cristo? Mas esse crê nada faz, nada tem de valor e nada pode fazer para mostrar que os mortos passaram a viver. Um morto pode parecer vivo, mas está morto. Se a fé não vier de Deus então o homem não pode viver para ele. Se a fé vem dos homens para os homens, então é certo que a alma estará fria na tumba desse corpo. Fé é milagre, é a evidência que Deus operou no homem e que despertou a vida do Filho nele. Fé verdadeira é o sinal claro de um Deus que opera maravilhas.

Nenhum comentário: