segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

DESPREZANDO O EXCELENTE (9)




“A alma farta pisa o favo de mel, mas para o faminto todo amargo é doce” Provérbios 27:7
                                                       A ALMA FAMINTA
        Já pude mostrar em poucas palavras o que acontece quando homens e mulheres pisam o favo de mel. Mas o verso não encerra ali, porque tem a parte mais importante que enche nossos corações de alegria. O texto nos mostra que para a alma faminta todo amargo é doce. A natureza pecaminosa do homem não consegue digerir a palavra de Deus; os homens no pecado simplesmente odeiam aquilo que para os verdadeiros crentes é o prato mais apetitoso que existe – a palavra de Deus. Por essa razão os ensinos da verdade que nos foi revelada chegam como favo de mel para a alma faminta. Homens e mulheres arrependidos, chamados para o conhecimento de Deus, certamente querem conhecer os santos ensinos; mesmo que sejam amargos como fel para a natureza corrompida pelo pecado, mas para o novo homem em Cristo é mais doce do que o mel e o destilar dos favos.
        A alma faminta deseja a verdade revelada no que tange a todas as necessidades da vida. Quando a alma é despertada por Deus, logo a pessoa percebe o quanto vivia neste mundo, envolta em escuridão. Para os mundanos há luz aqui; para eles a vida aqui é maravilhosa e cheia de promessas de prosperidades, alegrias, riquezas, saúde, prazeres e de ambiciosos sonhos de uma vida ainda melhor. A luz que este mundo faz brilhar para os mundanos é vinda de satanás, mas ela apaga logo e a própria morte cuida em deixar a alma em plena escuridão. Na conversão o homem passa a ver a realidade das coisas, porque a palavra de Deus tem essa função de abrir os olhos. Esse favo de mel tem o poder de fazer a alma enxergar a coisas que estão além deste véu; o convertido percebe que a luz de antigamente era treva e que agora a verdadeira luz brilha. Notemos as palavras de testemunho narrada pelo autor de um antigo hino:
                Eu nas trevas vagueava sem a luz da retidão
                A minha alma estava morta e eu sem fé no coração.
        Essa é a principal função da palavra de Deus, quando ela é recebida com prazer no coração. Mesmo os crentes precisam saber que à medida que abandonam a palavra de Deus suas vidas entram em ruina e os cultos passam a serem desprezados. O mundo arrasta os crentes descuidados para longe da palavra de Deus.
        A alma faminta deseja esse favo de mel porque deseja justiça e santidade. Na salvação vemos o homem pegando seus velhos trapos imundos e lançando-os fora, porque não prestam. A palavra de Deus faz o homem perceber que sem a justiça perfeita de Cristo, sua alma está em perigo que lhe ameaça a atirar-lhe na punição eterna. A bíblia mostra como Deus abriu a porta da justiça para os pecadores; a bíblia mostra como foi que Jesus abriu o caminho para o céu e que é ele mesmo o mediador entre Deus e o homem. A alma arrependida toma esse favo de mel para obter santo conhecimento dessa maravilhosa e esplêndida verdade.
        É triste ver o quanto satanás semeou tantas mentiras acerca de Jesus em nossos dias. Os homens se tornaram “evangélicos”, sem, contudo despojar de seus imundos trajes. Por essa razão eles correm da verdade do evangelho da glória de Cristo. Na mensagem da cruz os homens arrependidos conseguem ver o portal do paraíso aberto; conseguem ver em humildade o quanto o Salvador foi bondoso e compassivo em chama-los à essa maravilhosa salvação. Como os homens podem saber disso? Somente a alma faminta deseja experimentar essa verdade, porque é realmente doce.
        Oh! Quão terrível é arrancar esse traje imundo dos homens! Eles ficam irritados quando são descobertos no íntimo; eles querem viver disfarçados em sua religiosidade externa; eles querem estar cercados de falsos mestres, os quais enchem seus corações de uma perigosa paz desconhecida por Deus.

Nenhum comentário: