quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

CHAMADO AO ARREPENDIMENTO (9)




“Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:32).
O LUGAR DE ARREPENDIMENTO.
        Devo aprofundar um pouco mais em apresentar o lugar de arrependimento. É claro que é o lugar apresentado pela palavra de Deus. Normalmente o arrependido é uma alma sozinha, pois o mundo jamais compartilhará sua experiência. Zaqueu foi chamado ao lugar de arrependimento, e ali com o Salvador ele pode conhecer no coração o real significado da salvação bíblica. Notemos que ali na cruz o ladrão ficou sozinho e assim pode mirar a face do seu bendito salvador. O arrependido é chamado para estar a sós com Deus, por isso o mundo se afasta e se distancia. O arrependido se vê como se ele fosse o único culpado e miserável existente na face da terra. Quando Isaías viu a glória do Salvador, ali pode mirar a enormidade de sua culpa, de sua disposição de cair nos mais infames pecados e sua merecida condenação merecida, que era vista como um abismo escancarado à sua frente.
        Afinal, os homens querem ser levados naturalmente a um lugar desse? Claro que não! O pecado faz com que os homens queiram viver no conforto aqui. Eles não querem ver além daquilo que o mundo pode lhes mostrar. O pecado cria um ambiente confortável ao derredor e diz aos seus corações enganados que tudo vai bem e que não há nenhum perigo adiante. Nem mesmo a chegada da morte pode mudar os pensamentos do homem ímpio. Eles conhecem o medo, mas não o arrependimento que vem de Deus; eles querem bênçãos da cura, porque alimenta a esperança de viver ainda mais nesse ambiente que não querem deixar.
        Mas, o lugar de arrependimento não deve ser encarado apenas como um lugar de tristeza, contrição e confissão. Quando Deus abre um vácuo no coração de um homem é porque ele lançará o alicerce de uma vida pautada na verdade e que mirará a eternidade. A promessa de Deus no Velho Testamento é que ele mesmo faria uma cirurgia cardíaca no homem, aliás, uma obra completamente diferente daquilo que os médicos fazem num coração físico. O trabalho de Deus é no homem interior, o verdadeiro homem. Ele prometeu tirar o coração de pedra, endurecido pela incredulidade natural e ali por um novo coração, carregado de temor a ele. Não é uma história maravilhosa? Esse é um espetáculo da graça, vista, admirada e louvada pelos anjos na nova criação.
        O maravilhoso trabalho da graça consiste em erguer o novo homem em Cristo; é exibir ao mundo a feitura de Deus em Cristo Jesus (Efésios 2:10). Quando Saulo de Tarso foi ao pó, dali ergueu um novo homem, completamente daquele que um dia nasceu em Adão, carregando a imagem de seu papai caído, cheio de ódio mortal contra Deus. Agora nasceu um homem diferente, segundo a imagem de Cristo, a fim mostrar a tremenda força operante da graça de Deus. A graça faz isso e ergue o homem para ele realmente andar, como um homem deve andar.
        Caro leitor, isso não é resultado de meras emoções; isso não é fruto de momentos religiosos. Isso é obra de Deus e que dura para sempre. Neste mundo satanás faz tudo para imitar as obras da graça, mas suas imitações serão sempre aplaudidas e festejadas pelo mundo. Satanás faz os mortos andarem, falarem, ouvirem, mas quando vemos de perto percebemos que não há vida ali. Olhemos os santos de Deus, ei-los vivendo em justiça e santidade; ei-los caminhando com firmeza e convicção para o céu; ei-los caminhando pelo caminho estreito, com oração, perseverança e amor genuíno.
        Afinal, o mundo pode produzir arrependimento? Claro que não! O mundo pode enfeitar os mortos, fazendo deles religiosos e educados. O arrependimento não é obra minha, de alguma igreja, de qualquer pastor, etc. É algo do céu acontecendo no meio dos homens. Glória ao Senhor!

Nenhum comentário: