segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

OU ESTÁ VIVO, OU ESTÁ MORTO (6)



                        
“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
OS SINAIS DE VIDA ETERNA
        Quais são os sinais claros que alguém obteve vida? Atentemos de coração ao texto, porque “vida eterna” não se refere ao céu, mas sim à vida (é verdade que os que têm a vida eterna irão para o céu). Estou enfatizando isso porque um verso como este tem sido usado a fim de facilitar o ingresso de muitos no reino celestial, sem que tais pessoas jamais tenham conhecido o verdadeiro significa de novo nascimento. O homem natural às vezes dá a impressão que tem vida eterna. Às vezes ele parece ser espiritual e apegado externamente à religião evangélica. Dependendo do ambiente ou das circunstâncias a pessoa por um tempo manifestará sinais de que tem vida, mas é por pouco tempo.
        Já até mesmo batizei pessoas assim. Eu me lembro de uma jovem que se interessou admiravelmente pelas doutrinas da graça; mostrou alegria e desejos por estar nos cultos e até mesmo em orar. Mas assim que foi colocado num ambiente onde essa fé pudesse ser provada, logo ela manifestou que jamais tinha nascido de novo e que aquela vida que aparentava ter era apenas algo externo. O homem natural gosta de saber que vai para o céu e que recebeu gratuitamente essa salvação. É claro que um pecador arrependido e que se converte de coração deixa de ser um homem natural para ser um homem espiritual. Por essa razão devemos ter muito cuidado na apresentação do evangelho. Pegar um homem natural e fazer dele uma pessoa salva, sem que jamais tenha nascido de novo, realmente complicará ainda mais sua situação, porque essa condição lhe deixará ainda mais arrogante.
        Caro leitor, lembremos bem que a vida em Cristo é interior e não de fora. É algo do espírito e não da carne nem da alma. A vida que há no Filho de Deus é algo feito por Deus, porque se trata de novo nascimento; é um milagre, porque é Deus quem opera isso e não os homens. Nós os pastores desejamos de coração ver aumentando o número de pessoas em nossas igrejas. Não vejo que há maldade nisso; acredito que tais desejos são santos, especialmente em homens sinceros que temem a Deus. Mas isso pode trazer problemas sérios, porque para manter o homem natural como se ele fosse espiritual, vai exigir de nossa parte um esforço tremendo, especialmente em atividades. Precisaremos, como que, dar cordas, a fim de que eles venham a funcionar como queremos. Torna-se um verdadeiro desgaste para homens que realmente querem ver a obra de Deus em progresso.
        Caro leitor, a vida eterna é do céu e não da terra. Em sua primeira carta Pedro faz menção do novo nascimento como algo que acontece no céu: “Fostes nascidos do alto”. Isso mostra o quanto somos nós incapazes de dar vida a qualquer pessoa. Quando a obra vem de Deus, então a vida há de manifestar-se de dentro para fora. Quem é nascido de Deus tem uma natureza celestial e não daqui. Seu alimento será extraído da palavra e será habilitado a viver aqui a vida celestial. Não é verdade que precisamos tanto disso em nossos dias? Não é verdade que almejamos ver Deus atuando em nosso meio e operando essa triunfante obra da graça em corações arrependidos?
        Assim, nosso trabalho prossegue, anunciando o evangelho da glória de Cristo, quer no púlpito, que por folhetos, no blog ou por evangelismo pessoal. Cremos no poder da palavra; cremos que o Espírito Santo toma seu instrumento de trabalho – sua palavra escrita, a fim de fazer a obra que cabe somente a ele.

Nenhum comentário: