terça-feira, 2 de janeiro de 2018

CHAMADO AO ARREPENDIMENTO (7)




“Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:32).
O LUGAR DE ARREPENDIMENTO.
        Tenho gastado tempo e energia a fim de mostrar aos meus leitores o quanto os homens precisam ser chamados ao lugar de arrependimento. Reitero que essa é a verdade que mais precisa ser apregoada em nossos dias, justamente porque procuraram simplificar a fé e a salvação de tal maneira, que nada vemos de qualquer atitude de humilhação do homem perante Deus, a fim de que ele confesse seus pecados e invoque o nome do Senhor, a fim de ser salvo. O próximo assunto que envolve o mesmo tema é que precisamos conhecer esse “lugar de arrependimento”. Não tenho dúvidas de que todos os que foram salvos, mesmo em diferentes circunstâncias, todos eles experimentaram esse lugar onde a graça marcou esse encontro. Por essa razão, em palavras procurarei expor essas verdades à luz das Escrituras.
        A primeira lição é que esse lugar é mui humilhante para a natureza carnal e naturalmente soberba dos homens. Tenho visto o quanto isso é verdade. Lidei com várias pessoas que pareciam que por fora queriam fazer tudo por Deus e para Deus, mas quando ouviram a mensagem de arrependimento, imediatamente fugiram. É dito a respeito dos puritanos, que eles eram os “doutores da alma”, porque eles usavam a bíblia para descobrir o homem no coração. As mensagens deles eram objetivas, cheias de doutrinas e carregadas de preciosas verdades, mas também eram subjetivas, porque levavam as verdades de forma penetrante, descobrindo os corações. Alguém pode saber que a fome e sede podem levar à morte, mas eles só vão correr em busca do pão e da água quando estiverem sedentos e famintos. Um enfermo pode saber que tem determinada enfermidade, porque o médico detectou seu problema mediante um exame. Mas ele compreenderá a necessidade de cura quando começar a sentir as dores daquela enfermidade.
        Falo isso com ardor na minha alma, porque eu sei quantos são aqueles que sabem do pecado; sabem do inferno, da morte de Cristo, da salvação eterna, etc. mas apenas têm esse conhecimento na mente. Conheço muitos que defendem a fé com rigor e afirmam que são salvos, mas que jamais conheceram o arrependimento. Por essa razão a vida para ali e não há qualquer desejo neles para andar a vida cristã, carregar a cruz e enfrentar a jornada rumo ao céu. Tais pessoas normalmente são levianas e mundanas em seu modo de viver, por isso vivem sempre à procura de novidades.
        Em nossos dias a pregação que envolve os homens no arrependimento é de extremo valor. É claro que qualquer pregador que quer envolver suas mensagens com a palavra de arrependimento não terá muitas pessoas ao seu derredor; não será simpático e nem querido pelos homens. A razão é que tal mensagem tira o homem do seu desconforto natural. Ele quer saber que vai para o céu, que será arrebatado e que jamais há de perder sua salvação, mas não quer que nenhuma mensagem venha empurrar-lhe de sua zona de conforto. Ninguém pode chegar a Cristo sem que antes sinta sua humilhação, devido a sua condição diante de Deus. Quando Deus opera em salvar seu primeiro ato é levar à queda, a fim de que seja morto o velho homem cheio de soberba, vaidade e ódio contra Deus. É depois da humilhação que vem o erguimento. Sempre Deus operou assim, e ele mesmo afirma que a humildade precede a honra.
        Oh! Que Deus leve essa verdade aos corações! Oh! Que Deus venha trazer essas maravilhas da graça aos corações arrependidos e talhados na obra de arte do Espírito Santo e da Palavra.

Nenhum comentário: