sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

“NÃO ÉS QUENTE, NEM ÉS FRIO” (4)



                             
“Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca” (Apocalipse 3:16)
                               DEUS À PROCURA DE FRUTO
        No texto onde o Senhor se dirige à igreja de Laodicéia, nosso Senhor utiliza o termo “obras” em lugar de fruto, porque obras revelam a qualidade da fé. “Conheço as tuas obras...”. Essa é a forma com a qual o Senhor comunica-se com todas as 7 igrejas. A igreja de Laodicéia mostrava que tinha fé; nosso Senhor não nega que eles as obras deles: “...tuas obras...”. As obras verdadeiras, aceitas por Deus e úteis neste mundo são aquelas que provêm do próprio Deus e que é dada ao pecador no ato de sua conversão a Cristo. No caso da igreja de Laodicéia, suas obras foram vistas como sendo obras mortas, não aceitas pelo Senhor nem conhecidas por ele.
        Vejamos bem que ali estava um grupo de pessoas; elas se reuniam nos cultos, cantavam, oravam e afirmavam que eram pessoas crentes, salvas e que caminhavam para o céu. Mas eis que o Senhor chega para eles e dissipa toda vã confiança que eles tinham. Ele prova isso pela maneira como eles viviam aqui; eles não se comportavam como os incrédulos normalmente se comportam em relação a Deus, ou estão frios ou estão quentes. Os religiosos de Laodicéia estavam mornos; o ambiente os mantinha nessa condição neutra – nem quente nem fria. Notemos bem que o Senhor não está falando com pessoas crentes, como alguns chamam aqui de “crentes carnais”. Nosso Senhor está afirmando para eles que estão numa condição pior do que a condição dos incrédulos lá fora.
        Examinemos isso de perto, porque sem a fé genuína, sem a justiça de Cristo os homens estão mortos. Era a condição daquela igreja. Examinando do ponto de vista humano eles pareciam vivos porque a temperatura era boa. Mas nosso Senhor diz que eles eram miseráveis, pobres, cegos e nus. Não são terríveis essas palavras? Não é assim o que está acontecendo em nossos dias? A igreja de Laodicéia não parece ser o movimento que mais cresce? Quando homens e mulheres estão nessa condição é porque o orgulho próprio lhes mantêm nessa temperatura neutra – mornos. Mas nosso Senhor chega para dissipar toda essa confiança vã; para mostrar a nudez, a pobreza e a cegueira deles.
        Nosso Senhor chega para contender com eles e confrontar o orgulho dos falsos crentes. A linguagem usada pelo Senhor é incrível, porque ele está como que dizendo: “Se vocês se acham tão ricos assim; se vocês se consideram tão autossuficientes, então aconselho que comprem de mim, ouro refinado pelo fogo, vestes brancas e colírio para os olhos que estavam cegos”. Que desafio do Senhor. Ele não se afasta; ali estava o AMEM, o Senhor da verdade para mostrar aos falsos crentes que a condição deles era tão terrível, que era pior do que a condição dos que se encontram fora da igreja. Quando ele fala do “ouro puro, refinado” ele se refere à fé cristã, porque ele mesmo é o grande Autor da fé. Os que realmente creem são provados no fogo das provações enquanto avançam neste mundo. Mas ali estavam os falsos crentes, achando que tinham fé suficiente para entrar no céu, quando o Senhor joga tudo aquilo ao desprezo.
        Meu caro leitor, e sua fé? Ela tem sido provada e aprovada? Satanás tem usado de todas as estratégias mais habilidosas, tiradas de seu arsenal de mentiras, a fim de enganar multidões com a falsa fé. Tem crescido o número de falsos crentes, daqueles que quando são examinados pela palavra, percebe-se que não possuem os sinais vitalícios de uma fé genuína, posta em seus corações por obra do Espírito santo e da palavra de Deus (Romanos 10:17). Que o Senhor tenha compaixão de nossas pobres almas!

Nenhum comentário: