terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

UMA FIRME DECISÃO (3)




“Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no Monte Carmelo. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quanto coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor  é Deus, segui-O, e se Baal, Segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”  (1 Reis 18:20, 21).
                                               O CULTO ECUMÊNICO.
        Minha esperança é que a introdução foi suficiente e útil para despertar nos corações dos leitores um desejo por um tema que é de extrema importância, especialmente nestes dias, quando vemos a verdade “tropeçando pelas ruas” (usando a linguagem figurativa das Escrituras). É urgente que tenhamos crentes que tenham firme convicção de fé, porque tudo hoje está entregue ao relativismo, nada os homens suportam dos absolutos, conforme a palavra da verdade nos entregou. Tudo satanás tem feito e fará, a fim de que sobressaia a mentira em sua forma absoluta e cruel no meio dos homens.
        O que aconteceu em Samaria foi isso, porque a nação abandonou o Senhor, sua lei, seus cultos, conforme o padrão estabelecido, seu sistema sacerdotal e sacrifícios feitos no templo santificado ali em Jerusalém. Os anos foram passando, Deus foi enviando profetas e mais profetas, alguns que se destacaram em grandes feitos, como Elias e Eliseu. Mas mesmo assim a nação inteira aceitou de bom grado a vida fácil, tão envolvente com o sistema idolátrico estabelecido ali no culto a baal. Grande é a longanimidade de Deus, e ele manifestou isso por muitos anos; morreram seus profetas, mas não apagou a chama da compaixão de Deus, como vemos no livro de Oseias. Até que a nação e a capital Samaria foram entregues de forma total aos Assírios. Vemos essa narrativa no capítulo 17 de 1 Reis.
        Mas antes que toda essa tragédia ocorresse Deus usou homens como Elias, a fim de mostrar que o Senhor Deus de Israel era o Deus vivo e verdadeiro; ele queria mostrar que os ídolos, como baal eram inúteis, que a decisão deles era insensata e extremamente perigosa. Foi necessário esse poder do Espírito Santo usando Elias, a fim de encarar um rei tão perverso e covarde como Acabe, a fim de desafiá-lo para um confronto, mostrando a ele e a toda população de Samaria que o Senhor era Deus, enquanto os ídolos que eles escolheram eram enganosos e incapazes de fazer qualquer coisa por eles.
        Todo propósito do diabo é fazer deste mundo o local de adoração às suas mentiras religiosas. Ora, ele é religioso, mas sua religião tem vista fazer com que os homens o adorem de forma disfarçada. Satanás se esconde bem atrás dos ídolos para receber os louvores dos homens. A idolatria é terrível, envolvente e contagiosa e os homens, por natureza são totalmente voltados aos seus ídolos. A idolatria é a forma mais terrível de desafiar Deus, de roubar a glória que pertence exclusivamente a Ele. Mas nós pensamos que satanás mudou; que ele parou de agir neste mundo. Ele continua com suas manobras, especialmente ligadas à religião. Em nossos dias ele tem conquistado multidões com suas imitações; tem feito brilhar suas luzes de emoções, de louvores e até mesmo enchido os corações com certeza de todos estão bem com Deus e que vão entrar no céu.
        Talvez eu esteja sendo repetitivo nesse assunto, mas faço isso para salientar a necessidade que temos de os crentes sinceros sejam decisivos quanto a fé cristã. O povo de Samaria coxeava entre dois pensamentos, porque não tinham certeza sobre a divindade verdadeira – baal ou Jeová. Mas hoje a situação é a mesmíssima. Na realidade, não existe indecisos, porque a indecisão é uma forma de dizer que está inclinado à mentira e que a prefere. Não é essa a verdade acerca de corações tão enganosos e enganados?

Nenhum comentário: