sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

NÃO ÉS QUENTE, NEM ÉS FRIO” (8)




“Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca” (Apocalipse 3:16)
                               NEM É FRIO, NEM É QUENTE. É MORNO
        Quão importante é que conheçamos a situação daquele que jamais foi achado pela graça, mas que mesmo assim se colocou dentro da igreja como se fosse um crente. Quão perigosa é essa condição, porque o Senhor dono da igreja continuamente investiga sua igreja; ele ama seu povo, cuida dos salvos e conduz seus santos em disciplina, proteção e santidade, porque é o povo dele, pelo qual ele se entregou na cruz. A igreja é o povo de Deus na terra sendo preparado para honrar o nome do Senhor num ambiente de trevas, brilhando com a luz da glória de Cristo e caminhando para sua morada celestial.
        Os falsos crentes não pertencem ao Senhor. Ele mesmo afirma que conhece os que lhe pertence. Em João 10 vemos como o Senhor tem plena afinidade com seu povo, intitulando-o de ovelhas dele. Em suas palavras tão claras e simples, nosso Senhor mostra a conexão de amor, carinho, comunicação e graça que ele demonstra por todos aqueles por quem ele mesmo se entregou na cruz. Não há uma ovelha sequer, nem mesmos as mais simples, que fica sem esse infinito e eterno cuidado do Senhor; ele não perde de vista ninguém dos salvos, nem os mais distantes, mais pobres, idosos ou jovens. Todos igualmente recebem o mesmo tratamento gracioso da parte do Senhor.
        Mas não é assim com os falsos crentes. Podemos observar que eles não se interessam pela palavra de Deus; que eles não se importam em se alimentar da verdade. Realmente eles são contentes com sua própria fé, mas essa fé nada possui de ligação com a graça de Deus no viver diário. Os espiritualmente mornos não passam disso, não se interessam por santidade nem avançam numa fé que se destaca em honrar a Deus aqui. Eles estão num navio sem que tenha um piloto para guiar para o destino certo. Quem chamou tais pessoas? Normalmente vemos tais pessoas firmadas no homem, tendo o braço humano como seu forte aliado, por essa razão estão sempre prontos a honrar muito bem aqueles que fazem exatamente o que eles gostam.
        Ora, a igreja do Senhor segue firme e resolutamente para o céu, mas o morno atrapalha. Israel ficou vagando pelo deserto por quarenta anos, por causa daqueles elementos que se ergueram contra Deus devido a incredulidade. Os mornos espirituais funcionam como peso morto no caminho, atrapalhando aqueles que querem andar peregrinando para o céu. Normalmente vemos como pastores fieis têm dificuldades com tais pessoas, porque eles sempre estão se opondo às verdades, aos ensinos que são deveras importantes para o crescimento salutar dos salvos. Normalmente eles não têm qualquer interesse pela comunhão uns com os outros; não trabalham, dando um bom testemunho, a fim de que pecadores venham ouvir a mensagem do evangelho e são vistos criando facções dentro da igreja.
        Ah! Tais pessoas são importantes no trabalho do Senhor? Ora, se o ambiente for de um clube e não de uma igreja, então basta ter um bom líder que tudo funcionará como elementos assim querem. Quando a programação tem em vista programas sociais, agradáveis ao viver aqui, então eles se sentem bem e estão dispostos a trabalhar para que tudo funcione de acordo com o ambiente. Nada contra essas atividades, porque a igreja precisa. Mas a igreja de Deus não é um clube, nem uma empresa. Ela é a casa de Deus, o lugar do santuário do Deus vivo, onde Deus é temido e adorado por homens e mulheres que foram tirados da morte para a vida.
        Que o Senhor tenha misericórdia do Seu povo, especialmente nestes dias tomados por elementos perversos e travestidos de evangélicos.

Nenhum comentário: