quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

“NÃO ÉS QUENTE, NEM ÉS FRIO” (6)




“Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca” (Apocalipse 3:16)
                               NEM É FRIO, NEM É QUENTE. É MORNO.
        O mundo incrédulo age com frieza, indiferença para Deus ou com ódio e intensa perseguição. Mostrei isso usando a vida de Saulo de Tarso. Todos os crentes sabem disso e têm experiências tiradas do viver diário. Até mesmo nossas vidas no pecado testemunharam nossa frieza ou nosso intenso calor contra Deus. Mas no caso da igreja de Laodicéia é diferente porque, na nossa linguagem corriqueira, não é oito nem oitenta. Os falsos crentes estão localizados entre a perseguição e a indiferença e essa postura às vezes dificulta a percepção de pastores e de verdadeiros crentes. Porém, para Deus não há diferença, pois agua é agua, tanto faz morna, gelada ou fervendo.
        O Senhor Jesus não veio ao mundo amansar os homens; ele não veio preservar os mortos espirituais do estado de putrefação espiritual. Sem a vida que há em Cristo os homens são os mesmos diante de Deus, tanto numa igreja como no mundo. Um homem criou um tigre desde pequeno e foi seu animalzinho de estimação. Mas um dia chegou quando ele estava dando comida a essa fera em potencial e não se atinou para o fato que sua mão estava sangrando. O que aconteceu foi que aquele predador, ao sentir-se o cheiro de sangue, todo seu instinto de fera acendeu ali e o resultado foi terrível e fatal para aquele homem. Um fato desse que é tão marcante e trágico pode servir de ilustração, a fim de que saibamos que nada, absolutamente nada de bom pode ser extraído da natureza corrompida do homem.
        Os mundanos e incrédulos normalmente não são hipócritas, pois são o que são e vivem como vivem. Mas é a religião falsificada que mais produz hipócritas. Os homens querem sentir que estão abençoados, que Deus é pai deles, que podem viver como querem e que vão para o céu. Quando a mensagem é pregada por elementos não enviados por Deus; quando a mensagem é mostrada por pessoas que não têm o entendimento claro da verdade, então tudo se complicará adiante. Até mesmos os servos fiéis do Senhor tendem a facilitar o caminho para os pecadores. Às vezes queremos tanto que os pecadores venham a encher nossas igrejas, por isso procuramos métodos mais fáceis para atrair os pecadores.
        Quais os reais perigos que envolvem a alma espiritualmente morna? Creio que a primeira lição aqui é que alguém nessa condição terá dificuldade em seguir a Cristo. Não será uma ovelha que mostra com clareza ser pertencente ao aprisco do Senhor Jesus. Ele mesmo afirmou que suas ovelhas ouvem sua voz e lhe seguem (João 10). Seguir a Cristo tem um alto custo no viver, pois exige autonegação; exige confiança absoluta nele; vai atrair o ódio e desprezo deste mundo sobre si; como discípulo a pessoa mostrará o quanto ama e deseja conhecer melhor a palavra de Deus. Claro que têm outros custos que não mencionei, mas creio que já é suficiente para entendermos o que significa andar com Deus neste mundo.
        O morno espiritual prefere ficar neutro, não quer ser molestado para orar e acredita que qualquer desafio espiritual no viver não passa de legalismo e autoritarismo de pastores. Normalmente tais elementos têm confiança neles mesmos, por isso não carregam qualquer temor e dependência de Cristo no viver. Não foi assim com Simão Pedro? Ele mostrava que era assaz corajoso e que podia defender Jesus em qualquer ocasião. Mas quando foi exposto àquela angustiante situação, vendo o Senhor preso e os discípulos fugindo, fez de tudo para mostrar-se forte, até que bastou uma mulher simples para fazê-lo negar o Senhor três vezes. Quando a situação aperta, então os espiritualmente mornos começam a mostrar quem eles realmente são.

Nenhum comentário: