quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

A FÉ QUE FOI ENTREGUE AOS SANTOS (6)




aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo...” (Apocalipse 3:18)
FOI DADA AOS CRENTES.
        Aos salvos Deus confiou a santíssima fé e é com essa fé que eles vivem aqui e avançam obtendo forças na graça para vencer o mal, até chegar à cidade celeste. Com essa fé provada como ouro Deus está mostrando no crente o quanto o poder do pecado foi desmanchado; o mundo perdeu seu brilho e fulgor, o diabo perdeu sua função, porque foi descoberto como sendo o pai da mentira e o domínio da morte foi arrancado. Além disso, eis que o pecador encontrou a excelência da riqueza que há em Cristo. Ele não somente foi achado por Cristo, como foi também achado em Cristo. Antes estava ligado a Adão e herdou todos os traços de seu pai terreno e caído. Mas agora, em Cristo é visto por Deus amado, querido, aceito, herdeiro, filho, etc.
        Posso assegurar mais que toda grandeza da salvação em Cristo foi entregue ao crente e que todas essas verdades a fé pode entendê-las e recebê-las com prazer. Em Hebreus vemos que a salvação é grandiosa: “...uma tão grande salvação”. Esse verso inspirado mostra o quanto a dimensão da salvação dada ao crente não dá para ser medida. Os crentes muitas vezes vivem como pobres aqui, sem imaginar o quanto são vistos como os multimilionários celestiais. Nossa mente tão finita é incapaz de entender todas as riquezas e grandezas da graça, que envolvem essa salvação bíblica.
        Como podemos saber disso? Como elas são recebidas e entendidas por mentes tão limitadas como a nossa? A resposta é que sabemos disso pela fé. A fé natural nem sequer pode tocar nessas coisas santificadas; os homens mundanos estão do lado de fora, enquanto os salvos participam dessa luz bendita que envolve os santos. Eu mesmo sou incapaz de relatar toda essa maravilha da graça, mas algumas dessas verdades aparecem distintamente na palavra:
        1. A fé entende a obra da justificação, porque os crentes foram justificados pela fé. Os crentes são aqueles que se arrependeram de seus pecados, creram nada havia neles a não ser pecado, por isso creram no Filho de Deus para sua salvação. Sendo assim foram justificados, isto é, foram feitos justos em Cristo. Significa que agora são vistos por Deus como pessoas sem qualquer culpa legal que possam ser acusadas e condenadas. Esse é o tema mais importante das Escrituras, bem como é assunto que mais sofre perseguição por parte do diabo.
        2. A fé também entende que o crente agora se tornou filho. Aquele que foi justificado também nasceu de novo. Não existe justificação sem novo nascimento. Deus é o justificador, como também é aquele que traz as almas nascidas de novo em Cristo (João 3). A fé faz essas verdades brilhar perante o crente e ele sente imenso regozijo ao saber que agora não mais é um filho do diabo (João 8:44), mas sim um filho de Deus (João 1:12).
        3. A fé faz com que os crentes entendam que, se são filhos de Deus, são também herdeiros. Antes eram escravos sem qualquer direito, mas agora não, porque em Cristo se tornaram herdeiros de coisas espirituais, da herança eterna, a qual nem mesmo pode ser comparada com os paupérrimos valores deste mundo, tão buscados pelos mundanos aqui.
        O que mais diria? Tem tantas coisas relacionadas aos crentes, coisas que envolvem a tão grande salvação! O fato é que se você, amado leitor tem a fé recebe essas verdades com alegria e prazer, então você é um crente; habita em você o Espírito de Deus; você é um verdadeiro discípulo, por isso ama a palavra. Eu estou certo que você quer avançar; quer ser separado deste mundo; quer provar que suas obras são resultados da fé viva, a qual Deus operou em seu coração.

Nenhum comentário: