segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

UMA FIRME DECISÃO (2)



                       
“Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no Monte Carmelo. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quanto coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor  é Deus, segui-O, e se Baal, Segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”  (1 Reis 18:20, 21).
INTRODUÇÃO:
        Amado leitor preciso continuar um pouco mais na introdução. Se você estiver a par da história bíblica, verá o quanto a nação do norte foi fechada no norte e no sul pelo perverso Jeroboão, a fim de que o povo não buscasse o Deus vivo no sul – em Jerusalém. O que ele fez foi induzir o povo a adorar um bezerro de ouro, posto em Betel e outro em Dã, no extremo norte. Noutras palavras, Jeroboão fechou o cerco contra Deus e contra o sistema de adoração estabelecido em Jerusalém.
        Sabemos também o quanto as tribos do norte se desviaram do Senhor, por isso maior número de profetas, como Elias, Eliseu e muitos mais, foi enviado àquela nação, mas em nada resolveu no sentido de atrair o povo para o Deus de Israel. Pelo contrário, a nação foi se aprofundando mais e mais em maldades; reis perversos, através de intrigas e assassinatos ocupavam o trono, até que o pervertido Acabe ocupou o trono e casou com a perversa Jezabel e foi essa rainha assassina que deu-se início ao culto a baal; mesmo com aquele desafio de Elias contra os profetas de baal, em nada o povo voltou para o Deus de Israel, sendo necessária a intervenção punitiva de Deus, entregando a nação às mãos tiranas dos Assírios.
        Creio que o maior desafio visto no reino do norte foi esse, quando Elias desafiou numerosos profetas de baal, a fim de mostrar quem era o verdadeiro Deus. Aqueles elementos eram mentirosos e bem preparados para conduzir o reino em mentiras, idolatrias, atraindo assim inúmeras perversidades à nação. Elias foi grandemente usado por Deus naquele desafio mostrado no capítulo 18. Aquele notável acontecimento em nada abalou a nação; a empolgação da multidão ante o milagre do fogo vindo de Deus, a fim de lamber a agua derramada em volta do altar foi apenas passageira, assim como acontece quando Deus opera suas maravilhas. Deus está mostrando sua compaixão ao povo, a fim de mostrar o quanto seu juízo viria com justiça. Os sete mil eleitos que não se curvaram diante de baal é a demonstração clara que Deus opera por misericórdia no meio dos homens.
        Creio que o cenário mostrado em Israel é de incrível utilidade para mostrar o que acontece neste mundo. Quando a igreja de Deus falha em mostrar a glória de Cristo por meio dela, eis que só podemos esperar maldades, idolatria, superstições e outras atividades das trevas; esperamos que a mentira se fortalecerá e os falsos mestres serão recebidos com um bem vindo por todos. Por essa razão necessitamos de um avivamento. Não estou dizendo que precisamos de mais um Elias, porquanto nada, nada mesmo poderá trazer benefícios a este mundo, senão um poderoso derramamento da palavra de Deus.
        O otimismo de muitos crentes aparece com a esperança que é o fim de tudo e que Cristo virá buscar seu povo. Não estou negando isso, mas creio que enquanto a porta da graça estiver aberta é sinal de que Deus está assentado no trono de misericórdia. O povo de Deus ainda está neste mundo e tem sua função de orar, interceder e suplicar pelo povo ao redor. Nosso Salvador é maravilhoso e tem seu braço forte, pronto para estender, a fim de remir milhares. Aquele que é riquíssimo em misericórdia pode sim mostrar ao mundo a grandiosidade de seu coração terno e amoroso. Por essa razão importa que eu agora entre para compartilhar com meus leitores o que considero ser maravilhas extraídas do texto em pauta. O que precisamos hoje? De homens e mulheres com atitude de Firme decisão.

Nenhum comentário: