quarta-feira, 1 de novembro de 2017

VIVER PARA MORRER – MORRER PARA VIVER (9)




“Porquanto, para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21)
                 MORRER PARA VIVER: “...e o morrer é lucro”.
        Retorno aqui ao que pude falar no final, que a morte não é algo externo, mas sim interno. No tocante ao não salvo, ele não tem vida que possa superar o poder da morte que opera em seu pobre corpo mortal. A vida que ele tem é algo natural e ela é apenas uma tênue linha que lhe separa da morte eterna. Noutras palavras, o não salvo não tem poder interior que lhe faz superar as lutas e batalhas vindas da morte, do inferno, do pecado e da morte. Eles pensam no íntimo que o poder para ser vitorioso é sua saúde, o dinheiro, os bens e a segurança externa. O que aconteceu com o rico insensato é o mesmo que ocorre nos pensamentos imersos em trevas dos homens que estão no pecado, porque pensam que a prosperidade ao derredor servirá como muralha em sua proteção.
        Mas devemos voltar para o real significado daquilo que Paulo quis dizer: “...para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”. O morrer para viver significa que os princípios da vida em Cristo estão ativos nos crentes. É isso o que Paulo ensina sobre a expressão “Cristo em vós” (Romanos 8:10). Os crentes desta atual geração precisam saber dessa verdade, para que não sejam levados em roldão pelos enganos promovidos pelo sistema intitulado de evangélico desta era. Vida não se trata de atividades externas; não se trata daquilo que me dá emoção no momento; não se trata daquilo que me faz sentir espiritual, porque tenho pessoas ao meu derredor. Vida em Cristo é algo infinitamente superior que opera em nós e que nos conduz em esmagadora vitória contra um mundo aparentemente insuperável.
        Já pude mostrar que os crentes têm em seus corpos mortais os mesmos princípios que operam na vida de qualquer pessoa neste mundo. A diferença está no fato que habita em nós a vida que há no Filho; habita em nós a poderosa e invencível vida eterna; habita em nós o poder que faz o crente estar infinitamente acima de toda essa derrocada condição na qual vivem os homens no pecado. Habita nos crentes aquilo que está acima do poder do pecado, do mundo, do diabo, da morte e do inferno. Os crentes em Romanos 8 são chamados de “mais que vencedores”, porque foram erguidos pela graça do Senhor para uma tão grande salvação; habita neles agora o Espírito de Deus e assim podem avançar, mesmo que tudo ao seu derredor esteja desmoronando e mundo se desfazendo, devido ao pecado, a fúria do diabo e os anelos da morte e do inferno.
        Espero que eu seja ainda mais claro naquilo que quero expressar aqui. Nosso sistema de vida aqui é lutar para destruir os princípios da morte ativos em nosso corpo mortal, devido à presença do pecado. É essa santa guerra que nos torna felizes, santos e imbatíveis aqui. É quando desmanchamos as forças da carne que conquistamos e ampliamos nosso terreno espiritual; é quando erguemos com triunfo a espada do Espírito, enchendo nosso coração com a verdade revelada que podemos crescer na fé, no amor, na perseverança. Fomos já conquistados por Cristo na redenção, agora conquistamos com braço forte o que nos foi dado na salvação. Assim partimos para alcançar os postos mais altos da santidade, do gozo e da exultação, por conhecer mais nosso Senhor. Eis aí a fé que triunfa dia após dia neste mundo.

Nenhum comentário: