segunda-feira, 6 de novembro de 2017

VAIDADE OU MISERICÓRDIA (1)



                                    
“Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. Mas, com voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifícios; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:7-9).
INTRODUÇÃO:      
        Amado leitor, preguei esta mensagem em minha igreja e gostaria de leva-la ao meu público desconhecido via blog. É um desafio para mim, porque fui desafiado pela palavra de Deus, quando estava tentando compreender aquilo que o profeta Jonas, no ventre do grande peixe queria dizer com as palavras acima. Sem dúvida alguma vemos o quanto esse texto tão antigo mostra como a palavra de Deus é sempre atual. Quando lidamos com a mensagem bíblica, estamos lidando com Deus em sua comunicação com seres humanos. E não importa se já passaram três, quatro mil anos, o homem é o mesmo. As fraquezas do profeta Jonas são nossas fraquezas, porque somos iguais. Por essa razão as lições bíblicas transcendem os séculos e milênios e chegam agora sem quaisquer sinais de deterioração feitos pelo tempo.
        Não é difícil entender esse texto e trazer sua aplicação à vida. A experiência de Jonas nos ajudará na compreensão da verdade. O que ocorreu foi que foi necessário que ele quase chegasse à morte, a fim de compreender quem é Deus. Um homem atirado em pleno oceano, ele se torna mais insignificante do que uma pulga. O fato é que muitas vezes os homens só podem entender sua miséria e que não passa de um verme neste mundo, é quando Deus permite que seja atirado numa situação de desespero, quando nada pode fazer, senão clamar a Deus. Foi o que ocorreu com Jonas; ali estava o profeta atirado no oceano, enquanto a tripulação no navio desfrutava de um avivamento. O que ocorreu com Jonas? Qual foi a desobediência dele? Foi assim tão grave? Claro! Ele foi um rebelde profeta; seus sentimentos nacionalistas levaram Jonas a desafiar Deus, querendo a morte dos Ninivitas.
        Olhando do ponto de vista de Jonas, podemos entender as razões de sua atitude contra aquilo que Deus lhe ordenou a fazer. Os ninivitas (Assírios) eram um povo bárbaro, que vivia de despojos de guerra. Foi pelos Assírios que Deus destruiu várias nações e eles agiam com atitudes terroristas com seus prisioneiros. Jonas tinha intenso ódio daquele povo tão cruel, mas por outro lado o profeta sabia quão grandioso era o coração de Deus para agir compassivamente em favor dos Assírios. Mas o plano de Deus no livro era dar a Jonas uma angustiante lição, a fim de mostrar que o Deus de Israel era o Deus de misericórdia. O ensino dos atos de misericórdia de Deus ultrapassava barreiras, saía de Israel e invadia nações. Com o povo judeu Deus também agiu assim; com Jonas o profeta Deus agiu com misericórdia, porque não há diferença entre Judeus e não judeus.
        Assim é meu propósito tomar as palavras do profeta, a fim de mostrar que neste mundo Deus age assim; que sua misericórdia supera as barreiras dos milênios; que o mesmo Deus que agiu compassivamente com Nínive, é o Deus que agora age assim. Jonas precisava lembrar disso e nós precisamos estar inteirados dessa tremenda verdade. Se desprezamos as misericórdias de Deus, certamente afundaremos em nosso próprio orgulho e vaidade, conforme Jonas mesmo falou. Que o Senhor nos conduza assim enquanto meditarmos nesse texto.

Nenhum comentário: