quarta-feira, 8 de novembro de 2017

VAIDADE OU MISERICÓRDIA (3)




“Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. Mas, com voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifícios; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:7-9).
O HOMEM LÁ EM BAIXO: “...eu me lembrei do Senhor...”.
        Quando o homem desce no arrependimento, então é sinal de que sua oração realmente sobe. Sintomas de orgulho no viver indica que o coração está endurecido e distante de Deus. Foi ali no ventre do peixe que Jonas pode realmente parar de fugir e saber que Deus é poderoso para aprisionar seu servo, de tal maneira que ele não possa jamais escapar. Somente na prisão das mãos misericordiosas de Deus é que o homem pode orar.
        Também, a verdadeira confissão apareceu em destaque: “Os que se entregam à idolatria vã...”. A lição mais preciosa que precisamos no momento é o fato que o homem só pode conhecer a perniciosidade do seu coração quando Deus mesmo revela essa sala obscura da alma. Sempre pensamos que os idólatras são aqueles que estão caídos perante seus ídolos mortos, como fazem as nações pagãs. Jonas não sabia que qualquer vaidade no coração sinaliza idolatria. Quando não entendemos que Deus age conosco por meio de sua misericórdia, então as coisas deste mundo apoderam de nosso ser; estaremos focados naquilo que nada é; nossos corações estarão cheios daquilo que nada tem de valor e que fatalmente vai passar.
        Para o profeta, sua nação, seu povo e seus costumes estavam acima da misericórdia. Ele não percebia que Deus age com os homens através dessa infinda compaixão, devido ao fato que todos são iguais; que o problema do homem está no coração. Assim, nenhuma diferença havia entre os ninivitas e um Jonas caído em Adão. Jonas sabia que seu Deus era misericordioso, mas mesmo assim endureceu o coração, porque não buscou o bem de seus semelhantes. Ele queria que Deus matasse seus inimigos, mas Deus queria dar ao seu servo a lição de que acima de tudo ele era um Deus compassivo e tardio em ficar irado. É aqui que preciso entrar nesse assunto de forma prática, porque nós somos inclinados a essa atitude vil, que tanto tem destruído o viver daqueles que em nossos dias se intitulam de crentes.
        Cuidemos com a vaidade, porque é idolatria. Quando tiramos o Deus da bíblia do nosso viver; nós não o queremos no comando de nossos pensamentos, emoções e decisões. Muitos querem Jesus apenas como Salvador, mas não como Senhor. Mas o Filho de Deus não veio ao mundo para ser um mero salvador, entregando um bilhete que dá ao homem acesso ao céu. Ele veio para ser Senhor; ele veio para salvar sim, mas também para comandar a vida aqui em todos os aspectos. Ele veio para residir no coração e dali dirigir com perfeita sabedoria o viver das suas ovelhas. Mas o que vemos hoje é que muitos nem sequer querem saber disso. Por essa razão não oram, não buscam a palavra de Deus, a fim de aplica-la no viver. Então a vaidade chega para encher os corações de amor pelas coisas que o mundo oferece a todo instante.
        Quanto perigo! Quantos tentando viver na ilusão deste mundo! Quantos tentando cortejar o mundo com seus prazeres, achando que estão sob as bênçãos de Deus! Que momento precioso para um despertamento proveniente da pregação do evangelho!

Nenhum comentário: