sexta-feira, 24 de novembro de 2017

COMPRANDO A SALVAÇÃO?




“Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55:1)
        O que? Comprando a salvação? Como? Não é a salvação gratuita? Não é apenas um passo, tomando a decisão de receber Jesus? Tudo não foi pago na cruz, por isso eu nada tenho que pagar? Não estou inventando uma nova mensagem? Claro que não! O que a palavra de Deus está mostrando no texto acima é o resultado da obra da graça, porque esta (conforme o fato que o livro de Isaías foi escrito muito tempo antes da vinda de Cristo ao mundo) obra o Senhor Jesus haveria de fazer, conforme a profecia vista no capítulo 53 do mesmo livro.
        A graça em Cristo pagou, agora a fé verdadeira tem que comprar para adquirir tal salvação, por essa razão o texto diz: “Vinde, comprai”. É claro que não estou tratando de pagar algo que foi pago, porquanto é graciosa a salvação. Sabemos que Cristo pagou algo que jamais eu ou qualquer pecador poderia pagar. É claro que não estamos lidando com méritos nossos, mas sim com o mérito que é definitivamente do nosso bendito salvador e Senhor. É claro que entendemos que o Justo ocupou o lugar de elementos injustos, indignos e réus condenados, a fim de resgatá-los da escravidão do pecado e da horrível e eterna punição merecida.
        O que o texto está mostrando é que a fé que vem a Cristo não é essa fé medíocre, que supostamente recebe algo de graça e doravante não dará qualquer valor àquilo. Não é essa fé desvinculada de qualquer força vital que vem do Espírito de Deus; não é essa fé que nasceu do homem e morrerá com o homem; não é essa fé que, comparada à fé dos demônios (Tiago 2:19), não passa de uma atividade de um coração enganoso e corrompido que permanecerá soberbo e disposto a resistir ao Espírito de Deus.
        O grande Salvador convida homens e mulheres em cujos corações o Espírito Santo fez nascer a fé genuína. Esses sabem bem o quanto custou a salvação, por isso não têm dinheiro para comprar, mas sabem que o valor da salvação é tão grande, infinito e eterno que estão dispostos a pagar o alto preço da genuína fé:
        1.     O preço de se humilhar, se arrepender e invocar o nome do Senhor (Romanos 10:13). Afinal, não há algo que a natureza corrompida do homem mais odeia do que subordinar-se a Deus. Pode fazer isso com os homens, com pastores, líderes e outros, mas não com o Santo Senhor da Bíblia.
        2.     O preço de ignorar o que o mundo pensa e fala; o preço de estar pronto a ficar sozinho; o preço de querer o Salvador acima da própria salvação; o preço de segui-lo, mesmo sob a perseguição deste mundo.
        3.     O preço de uma fé que mira apenas a obra da cruz; que sente tanto seu fardo pesado, mas que sabe que o Cordeiro puro foi lá para ocupar seu lugar, a fim de arrancar tal pesado fardo.
        4.     O preço de seguir a Cristo nesta peregrinação rumo ao céu, disposto a sofrer com o povo de Deus e jamais negar o bendito Senhor que tanto lhe amou.
        Minhas palavras, além de poucas são também débeis para mostrar essa verdade aos corações, a fim de que pecadores se humilhem diante dessa tão grande, riquíssima e eterna salvação, cujo preço foi o sangue do Filho de Deus.

Nenhum comentário: