terça-feira, 14 de novembro de 2017

VIVER E MORRER - FRUTO NO VIVER (4)




“Porquanto, para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher” Filipenses 1:21-23
O VIVER É CRISTO – BÊNÇÃOS ETERNAIS PARA ESTA VIDA: “...se o viver na carne traz...”.
        Amado leitor, quantos ensinos temos para aprender em nosso viver por esta peregrinação! Aquilo que pode nos prender aqui, mesmo sendo lícito, honesto e puro, pode bem ser um instrumento do mal, a fim de estorvar nossa fé e nossa esperança. Por essa razão nosso Senhor trabalha em nós, especialmente arrancando da nossa vida tudo aqui que pode ser transformado em foco de idolatria. Devemos estar livres na alma, completamente soltos de qualquer amarra que nos prende aqui. Devemos estar prontos para fazer o que fazem as águias, subindo e descendo, constantemente indo à Nova Jerusalém em oração e voltando à terra, para pisar o firme solo da verdade.
        Tenho percebido o quanto os chamados crentes modernos se apegam a este mundo; o quanto estão prontos a sacrificar o excelente, trocando-o pelo barro daqui. A bíblia e seus santos ensinos são jogados fora, desprezando assim os tesouros que nos enchem de riquezas eternas e de sabedoria, porque o mundo chegou perto deles para mostrar-lhes o quanto esta vida está cheia de alegrias, divertimentos e felicidades com amigos, parentes e festas. Esse abandono das coisas de Deus tem causado um prejuízo tremendo ao testemunho dos crentes aqui. Falta na maior parte dos chamados crentes a verdadeira humildade em buscar conselho, pedir a direção de Deus e achar assim satisfação nele e em sua palavra. O que estão procurando hoje? Divertimentos, coisas que atraem felicidade apimentada pela carne.
        Mas a verdade deve ser encarada por nós com atitude de humilhação perante a palavra de Deus. Os crentes que ainda estão neste mundo, foram deixados aqui, a fim de serem úteis naquilo que é útil. Aliás, a vida aqui é utilidade. Um carro lindo, forte e confortável, com o tempo há de mostrar seu verdadeiro valor em sua utilidade. Se ele quebra, se o motor não funciona mais, etc. então perde seu valor. Um homem pode casar-se com a mais bela jovem, mas com o tempo a beleza há de dar lugar à utilidade, caso contrário o casamento será cercado de problemas humanamente sem soluções. Assim é o crente neste mundo e essa é a mensagem que Paulo passa para nós no texto acima: “...se o viver na carne traz fruto...”.
        Notemos a mentalidade sábia de Paulo. Ele não olhou a vida aqui como um lugar maravilhoso; não aspirou a presença dos amigos, parentes e confortos; nem mesmo considerou a beleza dos campos, das aves, do mar e das estrelas. Para ele o viver era Cristo e o morrer era lucro. Para ele, se tivesse que viver mais, teria que ter valor de utilidade, caso contrário nada mais teria qualquer recepção em sua mente e afetos. Sem dúvida essa verdade deve envolver nossos corações. Talvez nunca paramos para considerar essas coisas com firmeza da fé bíblica. Por que estou aqui? Por que não partimos para a nossa cidade celestial? Por que fomos deixados por mais um tempo aqui? Claro que vamos trabalhar, constituir nossas famílias, ter amigos, adquirir bens, etc. Nada disso deve ser jogado fora. Mas devemos considerar que nós e tudo o que temos aqui deve ser usado como verdadeiros instrumentos de bênçãos no serviço do Senhor, a fim de servimos ao povo de Deus e à uma multidão moribunda no pecado.

Nenhum comentário: