quinta-feira, 23 de novembro de 2017

A DESESPERADORA CONDIÇÃO DO HOMEM (1)



                     
“Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras, concebem o mal e dão à luz a iniquidade. Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora” (Isaías 59:4,5)
INTRODUÇÃO:      
        Amado leitor, que a palavra de Deus seja o deleite do seu coração! Estamos conhecendo a precisão das Escrituras ao mostrar o que o homem é por natureza e o que pode produzir. Creio que ainda não demos conta do perigo que passamos quando Deus não está presente neste mundo em sua função de salvar pecadores. Hoje, conforme as expectativas dos corações mundanos, ele é tido como alguém que veio para realizar outras coisas, como curar, prosperar materialmente, trazer felicidade carnal aos homens e outros coisas do gênero.
        Mas, conforme o ensino bíblico, o serviço do Deus da bíblica neste mundo consiste em salvar pecadores. Nosso Senhor mesmo afirmou em Lucas que veio buscar e salvar perdidos. Ele também mostra várias vezes que foi enviado do céu para fazer a vontade do seu Pai e não a vontade dos homens. Também, vemos que em várias atividades suas aqui, nosso Senhor mostrou que em nada tinha intenção de fornecer felicidade carnal e mundana aos homens. Ele deixou claro que seu reino era espiritual e não terreno; que seu objetivo era morrer na cruz e não sobreviver aqui à moda dos homens. Também, deixou claro para seus discípulos que enfrentariam dificuldades neste mundo e nada prometeu de coisas materiais como recompensa para seus servos.     
        Quero tomar esse texto, a fim de continuar minhas preleções neste impressionante e revelador capítulo 59 de Isaías. É minha função mostrar o que produz a natureza pecaminosa do homem, porque este capítulo está carregado de ensino acerca da condição triste dos homens neste mundo. Eu sei que muitos nem querem chegar perto para ver a brilhante luz da misericórdia de Deus, mas sei que os que se humilham chegam à luz, porque amam ao Senhor e querem estar perto dele. Minha oração é que vocês vejam como nesta passagem Deus esclarece a triste condição da situação religiosa em nossos dias. Vocês devem estar cientes da necessidade de conhecer a doutrina da depravação total, porque, da mesma maneira que Israel estava ludibriada pelo engano do coração, a situação atual é pior.
        Se não houver uma manifestação da misericórdia de Deus em nosso meio provavelmente seus corações aqui ficarão mais endurecidos à medida que prego a respeito de um assunto como este. Afinal, não é o momento para o exame de nossa condição à luz da palavra de Deus? Deus viver da superfície, ou devemos mergulhar na imensidão da graça? Eu sei que a palavra de Deus é cortante, penetrante, mas sei que ela traz consigo o bálsamo que cura. Os homens de hoje querem alegria, mas não é a verdadeira felicidade, antes é a espuma suja deste mundo.
        O que está acontecendo em nossos dias? Olhando a superfície vemos como todos estão alegres, satisfeitos e cheios de “doces” experiências. Enquanto a vaidade religiosa dita seu samba para que a multidão possa dançar, eis que a maldade prospera; iniquidades terríveis brotam como células cancerosas no meio da sociedade; homens avarentos se vestem de pastores e profanam o nome de Deus. Isso é sinal de bênção? Claro que não! Não é hora para piqueniques, festas, divertimentos, etc. O momento agora é de choro, angústia e tristeza, devido a ira de Deus que pode vir de forma avassaladora contra este sistema iniquo.
        Que estas lições venham despertar o interesse de milhares, a fim de compreender quanta necessidade temos da presença do Senhor, atuando em graça sobre este sistema mundano e pervertido que vai de mal a pior.

Nenhum comentário: