quarta-feira, 22 de novembro de 2017

VAIDADE OU MISERICÓRDIA (11 de 11)




“Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. Mas, com voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifícios; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:7-9).
ERGUIDO PELA MISERICÓRDIA: “...com voz de agradecimento...”
        Finalizo hoje, mostrando que a verdadeira confissão brota de lábios que foram purificados pela graça. O homem cujo coração foi aberto por Deus é um novo homem. A vida de uma pessoa começa quando ela conhece o Deus da Bíblia; aliás é, de todos os privilégios o maior. Por essa razão a bíblia chama tal pessoa de bem-aventurada. Os homens não conhecem a Deus porque têm um conhecimento teológico mais profundo que outros; nem porque são dedicados à uma religião mais que outros, mas sim porque Deus operou arrependimento na alma e ali brotou temor ao Deus vivo. Jonas completamente trancado no ventre de um peixe traz a lição preciosa do quanto os homens são completamente inúteis neste mundo; que se mantiverem em sua rebelião e endurecimento serão entregues fatalmente ao juízo.
        Qual a lição mais importante? Não é que Deus age com misericórdia? Não é o fato que ele usa de misericórdia com quem ele quiser? Ele salvou judeus? Sim! Mas, da mesma forma ele queria que os ninivitas fossem atingidos por bondosa compaixão. O que aprendemos com isso? Aprendemos que Deus é livre em usar de misericórdia; que ele não é persuadido por opiniões dos homens, nem é forçado por outros. “Ao Senhor pertence a salvação”, foi essa verdade que brotou dos lábios de Jonas, num poder incrível de um coração convicto e arrependido.
        Caro leitor, tomemos tudo isso para nós, porque nossa situação em nada difere daquele povo nem de Jonas. A obra de Deus neste mundo é usar de misericórdia com esta raça caída, e não há diferença, porque em Romanos que Deus colocou todos debaixo do pecado, a fim de usar de compaixão com todos. Eis aí a mais importante lição que todos precisam ouvir e saber. O que ele fez comigo foi porque ele usou de infinita compaixão por um miserável como eu. Em nada sou diferente daqueles que morreram em seus pecados e de milhões que vivem em seus pecados. Sem essa verdade implantada no peito, realmente é impossível ser um verdadeiro crente e viver como um crente.
        O que há em nós que tenha qualquer valor para Deus? Como podemos tirar agua potável da um poço cheio de imundície? Como é que a natureza pecaminosa poderá produzir santidade e agradar a Deus? Deus fez com que a experiência dramática de Jonas fosse registrada, a fim de que todos soubessem que nem mesmo para o peixe Jonas serviu: “Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra” (Jonas 2:10). Que utilidade temos? Nenhuma! Viemos da imundície do pecado (Isaías 64:6). Que utilidade tem trapos imundos? Nenhum, a não ser para ser queimado ou atirado ao lixo. Podemos ter algum valor para o mundo, para os planos desta vida terrena e passageira.
        O Deus da bíblia opera com Jonas ou sem ele. Se não houver humilhação, quebrantamento e santa confissão de nossa própria miséria, eis que a tendência é ter um coração ainda mais endurecido. O Senhor Jesus falou aos arrogantes da igreja de Laodicéia que eles estavam prontos para serem vomitados da sua boca. A necessidade agora é de homens e mulheres arrependidos, pois são essas almas que são visitadas e conhecidas pelo Senhor.
       

         












Nenhum comentário: