quinta-feira, 30 de novembro de 2017

A DESESPERADORA CONDIÇÃO DO HOMEM (5)



                       
“Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras, concebem o mal e dão à luz a iniquidade. Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora” (Isaías 59:4,5)
VISTA SOCIALMENTE: 
COMPLETA IGNORÂNCIA DA CONDENAÇÃO MERECIDA: “Ninguém há que invoque a justiça com retidão...”
        O que acontece quando os homens estão entregues a si mesmos? O que acontece quando nada vemos de sinais das atuações maravilhosas de Deus, em sua graça neste mundo? Há porventura, qualquer benção proveniente de algum recanto do coração do homem? Claro que não! Nesse capítulo vemos como Deus dá sua reportagem acerca do homem no pecado, e provavelmente não há um capítulo que exponha com tanta clareza a condição depravada do homem do que esse capítulo 59 de Isaías.
        Ainda vemos o completo domínio da mentira religiosa, conforme o texto nos mostra: “... nem há quem pleiteie com verdade...”. Este mundo o lugar onde se destacam as seitas e perversões religiosas. O que os homens são capazes de praticar por causa de zelo pela mentira de alguma religião não tem cabimento. Não podemos esquecer de Paulo, porque em seu fervor, devido as crenças originadas da seita dos fariseus, aquele homem estava pronto a perseguir e matar qualquer “herege”, inclusive Jesus, caso ele pudesse encontrá-lo.
        Mas, o pior cenário de mentiras é aquele onde vemos os homens puxando dos seus corações para seus lábios, claras mentiras contra Deus. Os nossos dias revelam essas atividades que expõem corações não regenerados. Por fora parecem crentes; por fora parece que são fervorosos. Mas o fato é que é pura mentira. O fervor é pelo mundo, por sossego carnal, por atividades carnais. Quanto aos cultos verdadeiros, a necessidade de dedicação e ações de graças a Deus, são realmente mentirosos. Estão sempre mentindo, dizendo que estão cansados, que não têm tempo para aprender da palavra; que não têm tempo para oração e serviço ao Senhor. O que vemos em nossos dias é um total desprezo pela verdade. Eles querem uma verdade superficial; eles não toleram uma verdade que lhes leve à humilhação e contrição. Eles querem um sistema “evangélico” de alegria, não de quebrantamento, por essa razão estão sempre prontos a mentir quando encaram a verdade revelada face a face.
        Posso afirmar que o desprezo pela palavra de Deus é grande em nossos dias. Tomam a bíblia na mão, mas desprezam a revelação de Deus no dia a dia. Estão prontos a encarar outras revelações; estão com seus ouvidos surdos para o Espírito de Deus, mas estão prontos a cair aos pés de homens que falam o que eles querem ouvir. A palavra de Deus não é seu tesouro; a glória da cruz é a velha história rejeitada e os verdadeiros santos do passado e do presente são desprezados e desprezíveis. Quando a bíblia se torna um livro intolerável, os homens se agarram aos falsos mestres e estão prontos a defende-los a qualquer custo, assim como Israel fazia com os mentirosos profetas, e tinham disposição homicida contra os verdadeiros servos do Senhor.
        Veja bem, não estou falando de mentiras contra os pais; contra os cônjuges; contra o próximo. Estou falando de mentiras contra Deus e tais mentiras crescem como ervas daninhas em nossos dias tão incrementados de maldades. Quando isso acontece, eis que satanás habilmente proclama os cultos vergados por sentimentalismos, porque sentimentos fora da verdade servem como verniz para encobrir as farsas de corações rebeldes contra Deus.

Nenhum comentário: