terça-feira, 28 de novembro de 2017

“MÃO ENCOLHIDA E OUVIDO SURDO” (4)



                             
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:1,2).
A FIDELIDADE DO DEUS SALVADOR “Eis que a mão do Senhor não está...”
        No texto, a “mão do Senhor” indica o quanto ele é soberano na obra da salvação. Significa que o mundo inteiro estaria perdido, caso fosse retirado o braço do Senhor, porque não há qualquer esperança para os homens, pois não há outro braço, não há poder em ninguém que possa trazer livramento à raça caída. Em Israel, nos dias de Isaías a impressão que dava é que a mão de Deus tinha sido recolhida; que ele perdeu seu poder; que ele não tinha mais força para arrancar os homens da maldição escravizadora do pecado. Mas eis que a luz da verdade vem brilhar, mostrando que seu braço continua estendido, forte com sempre e capaz de salvar.
         Mas, por que Deus não salvava aquele povo? Por que o grande Senhor, tão cheio de compaixão não estendia sua mão para trazer um grande livramento à nação? Voltemos para nossa condição atual. Por que não está havendo grande manifestação de salvação em nossos dias? Por que vemos a sociedade cheia de arrogância, vaidade e carregada de ilusão religiosa? Por que vemos homens e mulheres sendo sustentados no íntimo por falsa paz, guiados por liderança de homens e cheios de idolatria no íntimo? Por que não vemos homens e mulheres com sede e fome de salvação, querendo a todo custo ouvir a verdade da cruz e humilhados no íntimo? Deus mudou? Não continua sendo ele o imutável Deus, cheio de imensa compaixão pela raça caída? Será que não é o momento para que os pregadores da verdade deixem essa atividade e comecem a olhar para cima, esperando o retorno do Senhor?      Mas quero deixar essas perguntas em suspense, porque precisamos ver a continuação do texto: “...nem surdo o seu ouvido para não poder ouvir”. O “braço do Senhor” e agora “seu ouvido”. As duas funções de Deus, sendo forte para salvar e apto para ouvir é o destaque da obra soberana de Deus em atuar no meio dos homens. A pergunta do texto é respondida negativamente, porque Deus está declarando que ele é o Salvador, o único que opera maravilhas no meio dos homens. Podem passar os anos; pode a desgraça da iniquidade inundar a raça caída; pode tudo parecer que a única coisa que se espera é o derramamento da sua fúria contra uma raça culpada. O fato é que sua graça continua erguida; seu braço continua forte e seus ouvidos continuam abertos.
        Tomemos o caso de Sodoma e Gomorra. O Senhor havia enviado seus dois anjos para anunciar a Ló acerca da destruição daquelas cidades tão corrompidas. O Senhor marchava resolutamente para lá, mas ele não fez isso sem antes falar com Abraão seu servo. Enquanto Abraão rogava pelos justos daquelas cidades, o Senhor mostrou que seu braço estava forte e que seus ouvidos estavam aptos para ouvir. Ele é o Deus de imensa compaixão; ele é o Deus que houve as súplicas de seus servos em favor de uma raça caída e miseravelmente merecedora de seu castigo. Ele não desceu do Monte Sinai para destruir Israel com seu bezerro de ouro. Ele parou para ouvir o clamor e súplica de Moisés.
        O braço do Senhor é forte para castigar, mas antes disso ele está pronto para mostrar o quanto é poderoso para salvar. Seu braço forte é Jesus, seu Filho. Deus enviou do céu à terra aquele que se humilhou e desceu até nossa miséria, a fim de se entregar na cruz para sofrer o castigo que nós merecíamos. Esse braço forte ainda está estendido neste mundo, pronto para realizar grandes façanhas na terra, mostrando o quanto é poderosa sua salvação!

Nenhum comentário: