segunda-feira, 20 de novembro de 2017

VAIDADE OU MISERICÓRDIA (9)



                                   
“Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. Mas, com voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifícios; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:7-9).
ERGUIDO PELA MISERICÓRDIA: “...com voz de agradecimento...”
        Têm determinados assuntos que precisam ser constantemente tratos, devido sua importância. Mas no que tange à misericórdia de Deus em relação aos homens, não há um tempo que deve ser tratado com mais vigor do que agora. Até mesmo acerca da graça de Deus há uma compreensão inadequada dela, por falta do real entendimento do significado de misericórdia. Foi no ventre do grande peixe que Jonas sentiu sua miséria. Fora dali ele achou que bem poderia fugir de Deus, como fez tomando o navio e indo para outra direção. Quando se viu encurralado, sem qualquer possibilidade de escapar, que Jonas reconheceu se arrependeu e assim foi erguido pela bondosa compaixão do Senhor. Foi naquele ambiente inóspito que Deus simplesmente empacotou seu servo e ele ficou distante por um tempo de um grande avivamento que estava ocorrendo no navio, porquanto os tripulantes ali adoraram a Deus em virtude da grande manifestação do poder do Deus de Jonas.
        Sem que o homem seja erguido pela misericórdia, posso afirmar com plena convicção que ele jamais irá reconhecer que Deus é soberano, glorioso e que deve ser temido. Enquanto o pecador estiver andando na falsa segurança deste curso mundano, ele há de continuar desafiando a Deus e disposto a trilhar seus caminhos conforme seus planos urdidos num coração enganoso (Jeremias 17:9). Noutras palavras, o homem jamais há de querer saber de Deus; jamais há de cair aos seus pés para honrá-lo e prestar-lhe glória. Por esta razão posso assegurar que o evangelho do livre-arbítrio, tão apregoado em nossos dias, não passa de invenção carnal. O velho homem ligado intrinsecamente a Adão tem que ser destruído e demolido pelo poder da graça, caso contrário, até mesmo dentro de uma igreja evangélica ele continuará mostrando suas características de insubordinação e rebelião contra o reino de Deus.
        Jonas, no ventre do peixe pode entender que Deus é Deus; que é impossível fugir dele; que ele faz o que bem quiser fazer, porque é Deus e que ele há de usar o homem para sua glória quando ele quiser usar. Nós somos o que neste mundo? Nada! Foi o pecado que nos levou à esse secreto desejo de divinizar-nos e que é a soberba encoberta que o verdadeiro trapo enfeitado de vanglórias que deve ser atingido e destruído pela ira de Deus. É Deus, o único quem pode olhar para o arrogante e coloca-lo no pó, como ele fala no livro de Jó 40:12,13.
        O evangelho quando pregado sob o poder da palavra e do Espírito Santo, eis que é a força que invade o coração, derribando a muralha do ódio, da rebelião e da disposição de lutar contra Deus. Os homens precisam saber que o orgulho em relação a Deus é seu completo fracasso; que toda nossa esperança foi para o pó e que nada há no homem. Sem que Deus opere assim nele, por meio da pregação, ele jamais vai querer saber de Deus. Ele poderá seguir um líder religioso; poderá ter toda disposição para trabalhar numa igreja, mas no íntimo continuará sendo mundo, pervertido e pronto para atacar a verdade eterna que nos foi revelada na palavra.

Nenhum comentário: