terça-feira, 21 de novembro de 2017

VAIDADE OU MISERICÓRDIA (10)



                                     
“Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. Mas, com voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifícios; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:7-9).
ERGUIDO PELA MISERICÓRDIA: “...com voz de agradecimento...”
        Sem o atuante poder vivificador do Espírito Santo, o homem continuará sendo o que sempre foi: arrogante e rebelde contra Deus, tanto dentro como fora de uma religião. Nada pode modificar o ser caído no pecado, a não ser que Deus venha e faça sua obra que muda o coração obstinado num novo coração. No caso de Jonas é um pouco diferente, porque ali estava um profeta, alguém que conhecia Deus, que sabia ser ele um Deus compassivo. Mas mesmo assim Deus encurralou seu servo, mostrando que não há meio de um homem escapar dele, a fim de ensinar-lhe as lições da graça, numa improvável sala de aula.
        Preciso continuar um assunto que considero ser de axial importância, especialmente para nossos dias tão dinamizados pelo orgulho diabólico que tanto encheu o coração dos homens. Nunca houve tanta necessidade de quebrantamento como em nossos dias. Quando o homem se humilha, então, o verdadeiro culto aparece de uma alma arrependida. Foi isso o que ocorreu com Jonas e é perceptível em suas palavras: “...Mas, com voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifícios; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação”. Eis aí o verdadeiro culto a Deus! A cristandade moderna desconhece o que é que Deus exige de culto a ele. O povo chamado evangélico de nossos dias pensa que culto é barulho, evidenciado de fortes emoções. Olhemos Jonas sozinho no ventre do peixe e como ali ofereceu o verdadeiro culto a Deus. Meditemos em Daniel, sozinho em sua casa, sabendo que seria atirado à cova dos famintos leões, mas mesmo assim pode adorar ao Senhor e suplicar-lhe graças.
        Caro leitor, adoração a Deus é oferecer-lhe ações de graças, independente das circunstâncias, e isso é produzido somente em corações que foram humilhados perante Deus. Enquanto homens e mulheres estiverem fantasiados dessas emoções religiosas destes dias maus, eles jamais verão que satanás está usando meios para encobrir a real condição de seus corações pervertidos. Enquanto a alma está em estado de rebeldia, cheia de amor ao mundo, cheia de auto-complacência e disposição de agradar-se a si mesmo, então não haverá culto a Deus. Mesmo que por fora todos veem a suposta espiritualidade; mesmo que por fora tudo parece ser belo, emotivo e atraente, mas não é culto ao Senhor.
        O que realmente significa adoração a Deus? É só ver a reação de Jonas no ventre do grande peixe, porquanto ali ele pode reconhecer que o que Deus faz é perfeitamente o melhor. Enquanto o ego estiver fortalecido pela carne e pelo amor ao mundo, eis que os homens pularão, gritarão, clamarão como faziam os profetas de baal. É de um coração quebrantado, cheio da misericórdia de Deus, que brota o verdadeiro culto a Deus, porquanto dali sobe como o fogo do altar, os sinceros louvores ao Senhor. Ah! Quanto prazer tem o Senhor por isso! Quanto ele é glorificado por homens e mulheres sinceros, humildes e de corações devotados à verdade revelada na palavra (Isaías 66:2).

Nenhum comentário: